Personagem de Space Jam é acusado de popularizar cultura do estupro

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pepe Le Pew, famoso personagem de Looney Tunes, foi acusado de normalizar a cultura do estupro em artigo publicado no New York Times, por Charles M. Blow. Depois disso, as cenas do personagem em Space Jam 2 foram cortadas.

O colunista do jornal estadunidense escreveu que o personagem incita tal cultura ao ensinar às crianças noções desvirtuadas, basicamente mostrando que o “não” de uma mulher, pode se transformar em “sim”.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No desenho, Pepe fica se forçando em cima de uma personagem fêmea, chegando a agarrá-la, não respeitando suas vontades. Ele ainda a prende dentro de casa, a acorrenta, dentre muitas outras situações absurdas.

Em Space Jam 2, conforme Anthony D’Alessandro, do Deadline, o personagem de Looney Tunes contava com uma cena que espelharia Casablanca. O gambá seria um barman que tentaria beijar o braço de uma personagem humana vivida pela brasileira Greice Santo.

Ela recusaria e ainda daria um tapa em Pepe. LeBron James daria uma bronca no personagem, dizendo que ele não pode agarrar os outros sem consentimento.

Uma cena de Pepe Le Gambá pode ser vista, abaixo.

Ligeirinho também não escapou

Outro personagem criticado pelo colunista do The New York Times foi Ligeirinho, que foi acusado de popularizar estereótipos sobre mexicanos.

“Alguns dos primeiros desenhos dos quais me lembro incluem Pepe Le Gambá, que normalizou a cultura do estupro; Ligeirinho, cujos amigos ajudaram a popularizar o estereótipo negativo de mexicanos bêbados e letárgicos”, escreveu Charles M. Blow no seu artigo.

O dublador do personagem em Space Jam 2, Gabriel Iglesias, foi logo em defesa de Ligeirinho. Chamando essa situação de “cultura do cancelamento”.

“Sou o dublador de Ligeirinho no novo Space Jam. Isso significa que eles vão tentar cancelar Fluffy também? Vocês não podem me pegar cultura do cancelamento. Sou o camundongo mais rápido do México”, tuitou o dublador de Ligeirinho, que também falou sobre seu outro alter ego, Fluffy.

Space Jam: Um Novo Legado está previsto para julho de 2021.

Enquanto isso, o primeiro filme está disponível na Netflix. Veja o tuite de Gabriel Iglesias, abaixo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio