Snyder Cut: Detalhe do Superman em Liga da Justiça não faz sentido

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Contém spoilers!

Quando foi confirmado que Liga da Justiça de Zack Snyder tinha Superman em seu traje preto, muitos sentiram que essa era a prova de que o diretor tinha controle sobre o futuro do personagem no DCEU.

Dado que Kal-El o usou depois que Doomsday o matou nos quadrinhos, os fãs de Snyder estavam certos de que Kal-El faria justiça aqui após a ressurreição, completando a jornada iniciada em O Homem de Aço em termos de vida, morte e renascimento para o salvador kryptoniano.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, por mais legal que seja vê-lo vestindo o traje, Superman usar essa roupa no “Snyder Cut” não faz absolutamente nenhum sentido, de acordo com uma matéria do CBR.

Uma escolha sem sentido

Depois que a Liga da Justiça o traz de volta, Kal-El volta para Smallville enquanto eles procuram Lobo da Estepe.

Lá, Superman fala sobre não desperdiçar sua “segunda chance”, reconectando-se como Clark Kent com Lois e sua mãe, Martha. Ele então se dirige para sua nave e ignora vários trajes lá, incluindo o clássico vermelho e azul, antes de optar pelo preto.

De acordo com Snyder, isso foi feito para mantê-lo mais próximo de sua família kryptoniana. O diretor queria que Kal vestisse o preto que viu Jor-El usar durante sua educação, com este traje apontando “para dentro” emocionalmente.

O vermelho e o azul apontavam “para fora” nos olhos de Snyder, então ele sentiu que o herói deveria usar o traje preto introspectivo.

O problema com isso é que Superman já apagou aquela introspecção kryptoniana de seu sistema. Nesse ponto, ele é mais humano do que qualquer outra coisa, e sua mortalidade sendo testada mais ou menos significa isso.

Além disso, é sua conexão com sua família humana que traz o Superman aos seus sentidos, então ele deve querer usar o traje vermelho e azul – aquele com o qual eles se relacionam e que toda a humanidade viu. Afinal, é o símbolo de esperança, farol de luz e sinal de inspiração em que o DCEU acredita.

Para finalizar, Superman deve se lembrar de sua alucinação em O Homem de Aço, onde vestiu o traje preto e afundou em um mar de crânios enquanto Zod o provocava. Assim, vestir algo tão escuro e taciturno é contra intuitivo porque a única associação que ele tem com isso é a morte, não a vida.

Além disso, o texto do CBR aponta que não há contexto no filme que realmente explique essa decisão: é apenas uma escolha superficial de guarda-roupa. Nos quadrinhos, Superman usava o traje preto porque o ajudava na cura, agindo como uma matriz de regeneração que absorvia os raios solares.

Embora Snyder o mostre pairando sobre a Terra, aquecendo-se ao sol amarelo como um Messias e, em seguida, voltando rapidamente para se juntar à luta final, Superman não dá nenhuma indicação de que o traje está servindo a um propósito maior.

Por causa disso, é difícil inferir qualquer outra razão para a mudança além de Superman querer parecer diferente.

No final das contas, Superman está totalmente alienado de seu traje preto e do que ele representa, então mantê-lo no final parece uma referência forçada.

A única razão concreta para a mudança é retratar uma transformação física do personagem ao longo de sua trilogia, quando os espectadores não precisavam de uma dica visual para saber que o herói estava de volta com uma visão diferente da vida.

Liga da Justiça de Zack Snyder é estrelado por Ben Affleck como Batman, Gal Gadot como Mulher-Maravilha, Henry Cavill como Superman, Amy Adams como Lois Lane, Jason Momoa como Aquaman, Ezra Miller como Flash, Ray Fisher como Ciborgue, Jeremy Irons como Alfred Pennyworth, Diane Lane como Martha Kent, Ray Porter como Darkseid, Ciarán Hinds como Lobo da Estepe, Jesse Eisenberg como Lex Luthor e JK Simmons como Comissário Gordon.

O “Snyder Cut” de Liga da Justiça está atualmente disponível para aluguel nas principais plataformas de streaming.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio