China esnoba diretora da Marvel após vitória no Oscar

Chloé Zhao ganhou o prêmio por dirigir Nomadland

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nomadland e sua diretora, Chloé Zhao, foram os grandes ganhadores no Oscar 2021. Apesar disso, a China não reconheceu a vitória da diretora que nasceu na capital chinesa, Pequim.

Nas horas posteriores à vitória de Zhao, nenhum grande veículo de comunicação chinês escreveu matéria sobre ela ter ganhado o Oscar. A diretora de Os Eternos, da Marvel, basicamente foi ignorada pelos jornais de seu próprio país de origem.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das poucas exceções foi o site 163, não ligado ao Estado chinês. Ele usou a notícia para promover uma visão geopolítica de grave importância. No artigo em duas linhas, foi dito que Chloé Zhao foi a segunda diretora chinesa a ganhar o Oscar de Melhor Diretor, após Ang Lee.

Ang Lee nasceu e cresceu no Sul do Taiwan. Ele, portanto, não é chinês. Pequin, no entanto, encara Taiwan como um território renegado da China e busca reintegrar o território democrático ao país.

Essa censura do governo chinês em relação à vitória de Chloé Zhao, no entanto, não foi tão rígida, visto que nas redes sociais Wechat e Weibo foram permitidas publicações e vídeos sobre a vitória da diretora de Nomadland.

A ausência de notícias sobre a diretora na China ocorreu em razão dela já ter criticado o país no passado.

Diretora fez História

Chloé Zhao fez História no Oscar 2021. Ela foi a primeira diretora não-branca a ter sido indicada para a categoria de Melhor Diretor e agora e chegou a levar o grande prêmio para casa por Nomadland, fazendo História duas vezes. Mas há mais uma coisa que pode ser dita sobre ela.

A diretora é responsável por Os Eternos, da Marvel. Com sua vitória no Oscar, ela se torna a primeira diretora (incluindo homens) oscarizada na categoria a dirigir um filme do estúdio.

Taika Waititi, de Thor: Ragnarok, chegou a ganhar o prêmio de Melhor Roteiro por Jojo Rabbit, mas ele não tem a estatueta de Melhor Diretor.

Não bastasse isso, Chloé Zhao é a segunda diretora a ter ganhado esse prêmio no Oscar. Ela foi precedida apenas por Kathryn Bigelow, que ganhou por Guerra ao Terror.

Agora, os fãs de Os Eternos podem dizer que o filme é dirigido por uma ganhadora do Oscar.

Os Eternos deve chegar em novembro de 2021 nos cinemas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio