Veja o que acontece

Explicamos o final de Vozes e Vultos

Filme da Netflix é estrelado por Amanda Seyfried e James Norton

Contém spoilers!

Se você gosta de filmes de terror de casa mal-assombrada com um pouco de iluminação a gás, Vozes e Vultos da Netflix é o filme para você.

Baseado em All Things Cease to Appear, de Elizabeth Brundage, o filme é centrado no casal de Manhattan, Catherine (Amanda Seyfried) e George (James Norton), que se mudam para um vilarejo histórico em Hudson Valley para o novo emprego de George.

Não muito depois de eles chegarem, Catherine começa a vivenciar acontecimentos fantasmagóricos em sua nova casa, mas a história sombria do lugar pode não corresponder à escuridão sinistra no coração de seu casamento.

Estamos prestes a mergulhar no final de Vozes e Vultos para explicar o que está acontecendo na casa, então grandes revelações da trama estão por vir, caso você ainda não tenha visto o filme.

Final explicado

O filme começa no inverno de 1980, quando George chega em casa e encontra sangue escorrendo de uma tábua do chão acima da garagem. Algo que ele vê no quarto o assusta e ele agarra sua filha e foge.

O longa volta para a primavera anterior, quando o casal comemora o aniversário da filha e tudo parece certo em seu mundo. George acabou de terminar seu doutorado e conseguiu um novo emprego, então eles estão se preparando para mudar.

“George fez grandes sacrifícios por mim e devo a ele por pelo menos tentar”, Catherine diz a uma amiga.

Não demora muito depois que eles chegam em sua nova casa para perceber que George é um homem ruim, pois ele rapidamente começa a dormir com Willis (Natalia Dyer, de Stranger Things) e constantemente manipula Catherine.

Ela está passando por coisas estranhas na casa, como cheirar a fumaça de escapamento de um carro no quarto, mas ele dispensa. Quando Catherine encontra um anel na cozinha, ela começa a ver uma mulher na casa que também visita sua filha à noite.

Durante uma discussão, George a critica por seu distúrbio alimentar e de bebida, sugerindo que essa pode ser a verdadeira razão de ela estar vendo essas coisas. Mas na verdade ele tem mantido a história do que aconteceu em sua casa em segredo de Catherine.

Ela descobre quando eles dão uma festa em casa.

Acontece que o proprietário anterior, Calvin Vayle, drogou sua esposa e filhos, ligou os caminhões na garagem e foi para a cama.

Calvin e sua esposa Ella morreram, mas seus filhos, Eddie e Cole, sobreviveram e na verdade estão trabalhando na casa, enquanto Catherine os contratou para cuidar de tarefas gerais, sem saber que moravam lá.

Um destino semelhante se abateu sobre a primeira mulher que morava na casa, que morreu em circunstâncias misteriosas no final do século XIX. O chefe de George, Floyd (F. Murray Abraham, de Amadeus), acredita em Catherine quando ela lhe conta sobre suas experiências, e ele mesmo sente quando a visita.

“Não estamos sozinhos, estamos? Ela tem motivos para ficar porque está aqui para ajudá-la”, diz ele, e Catherine percebe que é o espírito de Ella que a está visitando.

Quando eles fazem uma sessão espírita para falar com ela, Ella é impedida de falar com Catherine por outro espírito.

Acontece que a casa é um “portal entre dois reinos” e deixou para trás um “anjo da guarda” para guiar Catherine. Mas também existe um “espírito maligno” que só se comunica com os “malfeitores”, e esse espírito começa a se comunicar com George conforme sua vida começa a desmoronar.

Floyd descobre que George mentiu sobre sua carta de recomendação para o trabalho e diz a George que perderá seu emprego. Infelizmente para Floyd, ele diz isso a George enquanto eles estão em um barco e, mais tarde, é relatado que o corpo de Floyd foi parar na costa. Eles acham que é um ataque cardíaco, mas claramente não foi.

A amiga de Catherine, Justine (Rhea Seehorn, de Better Call Saul), também fica sabendo da verdadeira natureza de George e descobre que ele está dormindo com Willis. George a tira da estrada, colocando-a em um coma do qual é improvável que ela acorde.

E em um jantar de Ação de Graças, Catherine descobre que as pinturas que George tinha apresentado como suas eram na verdade obra de seu falecido primo, que se afogou depois de cair de um barco. Soa familiar? Não está totalmente confirmado que George fez a ação, mas parece provável, considerando tudo o que sabemos sobre ele.

Com Catherine planejando deixá-lo, George começa a ouvir o espírito maligno – que é revelado ser Calvin, o marido de Ella – dizendo a ele para “se libertar”. Ele droga seu shake de proteína com sedativos e quando ela desmaia, ela ouve Ella dizer a ela que “como ela estava lá para mim, eu estou aqui para você”.

George então golpeia Catherine fatalmente com um machado e percebemos que era do cadáver de Catherine que ele estava se recuperando na cena de abertura. É tudo uma atuação, porém, e George cria seu álibi deixando um bilhete a Cole para não perturbar Catherine quando ele vier cuidar de sua filha no dia seguinte.

Ele sai para trabalhar e passa o dia todo com seus colegas, antes de voltar para casa e “descobrir” o corpo e denunciá-lo à polícia. Eles sabem que ele fez isso, mas seu álibi confirma e eles não podem provar que ele foi o responsável. Suas impressões digitais estão no machado porque é seu machado.

George volta para sua casa em Manhattan e parece que vai se safar de tudo o que fez. No entanto, Justine é acordada pelos espíritos de Catherine e Ella para ser seu “anjo da guarda”.

Ela liga para George e diz a ele que se lembra de tudo e, ainda assombrado pelo espírito de Calvin, ele navega no mar e imagina que está navegando para os portões do Inferno, inspirado nas pinturas de George Inness sobre as quais ele ensina.

Não está claro se ele morre no mar ou se George volta para sua antiga casa para matar Justine, mas está claro que agora ele está “condenado” por suas ações.

Ouvimos o espírito combinado de Catherine e Ella enquanto ele navega: “Os portões do Inferno são visíveis apenas para aqueles que estão por entrar nele. Aquele que é mau também está na punição do mal.”

Quando o filme termina, revisitamos a foto que Catherine viu do primeiro casal que construiu a casa e vemos que a mulher está usando o anel que Catherine encontrou. O anel, ao que parece, passou pelas mulheres que moravam naquela casa e o dono anterior estava lá para ajudar a orientar a próxima mulher.

Elas não puderam impedir o que aconteceu com Catherine, mas todas as mulheres estão “unidas em espírito” agora e unidas contra os homens maus que vivem ali para que não aconteça novamente: “Por sua causa, estamos unidas em espírito. Por sua causa, nossos poderes crescem, de pequenas gotas em um mar sem fim.”

Vozes e Vultos está disponível para assistir na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.