Fãs da Netflix acusam o filme Fuja de plágio; entenda

Fãs comparam o filme Fuja com a série The Act

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Procurando sempre se manter na dianteira entre o mercado cada vez mais concorrido das plataformas de streaming, a Netflix investe no lançamento de conteúdo de qualidade a cada semana. Agora, o catálogo da Netflix passa a incluir um grande sucesso da Hulu: Fuja.

O filme foi lançado originalmente em novembro de 2020 pela Hulu, uma das plataformas mais famosas dos Estados Unidos. Na época da estreia, o longa se tornou o mais assistido da história do serviço de streaming.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Uma adolescente educada em casa começa a desconfiar que a mãe está escondendo um terrível segredo”, afirma a sinopse oficial de Fuja.

Espectadores do longa estão achando a trama de Fuja muito parecida com a de uma famosa série de 2019; confira abaixo!

Fuja e The Act

Fuja traz Kiera Allen – em sua estreia na telona – como uma jovem cuja aparentemente cuidadosa e perfeita mãe esconde um terrível e potencialmente mortal segredo.

O longa da Netflix se inspira em diversos casos reais e fictícios de Síndrome de Munchausen por Procuração, também chamada de “transtorno factício imposto a outrem”.

A desordem mental foi descrita em 1977 pelo pediatra Roy Meadow como uma forma de abuso infantil – na qual cuidadores (na maior parte das vezes mães) provocam de forma intencional ou informam falsamente a ocorrência de alguma doença em crianças, como forma de chamarem atenção para si mesmos.

Embora não tenha sido citada como uma influência direta na trama de Fuja, a série The Act conta com uma história bastante parecida – só que baseada em fatos reais.

The Act é uma série da Hulu que aborda a história real de Dee Dee e Gypsy Rose Blanchard. A produção foi muito elogiada e recebeu diversas indicações nas premiações mais importantes da indústria do entretenimento.

O caso foi divulgado originalmente em um artigo do BuzzFeed, que chocou a internet e trouxe à tona um dos assassinatos mais bizarros dos tempos modernos.

Dee Dee Blanchard, considerada por todos como uma mãe altruísta, caridosa e disposta a sacrificar tudo para garantir o bem estar da filha doente, acabou morta em uma ação orquestrada pela própria Gypsy Rose.

Gypsy era essencialmente torturada por Dee Dee, forçada a se submeter a inúmeros tratamentos invasivos baseados apenas na palavra da mãe, além de cirurgias desnecessárias e outros abusos.

Em The Act, Dee Dee Blanchard é vivida por Patricia Arquette e Gypsy Rose é interpretada por Joey King, a Ellie da franquia Barraca do Beijo.

Joey King raspou a cabeça para dar ainda mais veracidade à sua caracterização como a frágil Gypsy Rose. Por sua performance, King foi indicada ao Emmy de Melhor Atriz em Minissérie.

Patricia Arquette ganhou o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie por sua performance como Dee Dee Blanchard.

A reação dos fãs

Nas redes sociais, fãs não demoraram a acusar Fuja de plágio. O caso de Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard ficou famoso no mundo inteiro, e além de ser abordado na série The Act, foi o tema do documentário Mamãe Morta e Querida, lançado pela HBO.

Com as inegáveis semelhanças, fãs não souberam lidar com a aproximação temática das duas obras.

“Certeza que esse filme Fuja na Netflix foi baseado no caso real de Gypsy”, comentou uma espectadora no Twitter.

Outros, afirmaram que Fuja é um plágio descarado de The Act, e consequentemente da história real de Dee Dee e Gypsy.

“E esse filme da Netflix Fuja que é uma cópia descarada da história da Gypsy? Gente, que audácia! Eu estou rindo do quão sem noção foi essa cópia”, detonou outro espectador.

Alguns afirmaram também que Fuja é um filme bom, independentemente de sua semelhança com The Act.

“Filme Fuja: Nota 8 de 10. Lembra muito o caso da Dee Dee e Gypsy. Muito”, comentou um fã.

Outros até mesmo compararam as imagens de divulgação dos dois filmes.

“Acabei de ver esse filme Fuja na Netflix e amei, mas achei ele meio que uma cópia de The Act. Netflix e seus plágios”, afirmou outro internauta.

Confira as reações originais abaixo!

Fuja está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio