Frodo assassino: revelado o macabro final original de O Senhor dos Anéis

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei pode ter vários finais, mas o impacto de sua sequência do clímax na Montanha da Perdição não é diminuído pelo epílogo estendido.

A trilogia épica de Peter Jackson mais de perto mostra Frodo, Sam e Gollum finalmente chegando ao Monte da Perdição. Frodo coloca o anel, Gollum arranca o dedo com uma mordida e então os dois têm uma luta final, levando ambos a cair da borda.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Gollum cai na lava com o anel, enquanto Frodo se agarra à saliência e Sam o resgata. Sauron é derrotado de uma vez por todas e algumas águias gigantes pegam Frodo e Sam de Mordor.

Mas você sabia que Jackson havia planejado originalmente uma visão mais sombria dessa cena icônica?

Ideia polêmica

Como Jackson revela em Peter Jackson: A Film-maker’s Journey, ele pensou em fazer Frodo ficar tão obcecado por possuir o anel que mataria Gollum.

“Quando filmamos a cena originalmente, Gollum arrancou o dedo de Frodo e Frodo empurrou Gollum da saliência para o fogo abaixo. Foi um assassinato direto, mas na época estávamos bem com isso porque sentimos que todos queriam que Frodo matasse Gollum”, lembrou ele.

“Mas, é claro, era muito não-Tolkien, porque ia contra tudo o que ele queria que seus heróis fossem.”

Jackson continuou dizendo que quando eles refizeram a sequência, eles fizeram isso de duas maneiras diferentes.

Uma versão aconteceu exatamente como no romance de JRR Tolkien, com Gollum dançando depois de arrancar o dedo de Frodo com uma mordida e acidentalmente caindo na lava. Mas no “contexto dramático” de um filme, aquela tomada “parecia uma grande decepção”.

Em uma entrevista separada, Jackson explicou por que eles não seguiram o livro exatamente com esta versão do confronto da Montanha da Perdição.

“Sentimos que o público – muitas pessoas não leram o livro, é claro – se sentiria muito decepcionado e na verdade julgaria mal Frodo por apenas ficar sentado ali vendo o anel ser acidentalmente destruído”, explicou ele.

“Eles achavam que Frodo teria falhado essencialmente em sua busca, e foi um acidente que ocorreu. Tivemos que ser cuidadosos no filme para evitar que Frodo ficasse mal por causa disso.”

Então eles decidiram sobre a versão final que vimos no filme de Frodo indo para Gollum, com Jackson dizendo a Elijah Wood para interpretá-la de forma “ambígua”, então não sabemos o que Frodo teria feito se ele ganhasse o anel.

Jackson acrescentou: “Portanto, ainda tentamos preservar o que era importante para Tolkien – a sensação de que foi a piedade que resolveu o conflito.”

“Não há nada que tire isso. Se Gollum não estivesse lá, se ele tivesse sido morto antes, então Frodo teria apenas ficado com ele. Ainda tínhamos a presença de Gollum como o catalisador que levou à sua destruição.”

No Brasil, a trilogia de O Senhor dos Anéis está agora disponível para compra ou aluguel através do YouTube ou Google Play Filmes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio