História real por trás de Hacker é impressionante na Netflix

Diretor queria que o filme fosse o mais verdadeiro possível

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Hacker é um filme que impressionou hackers de verdade e isso se dá em razão da maneira realista como o diretor Michael Mann construiu seus personagens e a trama. Christopher McKinlay, especialista em segurança digital, que foi consultor no filme, falou sobre como a vida real inspirou o filme que está na Netflix.

O personagem de Chris Hemsworth no filme foi inspirado em Max Butler, conforme Dan Goodin, do Ars Technica. Conhecido como Max Vision, ele era um consultor de segurança que acabou se tornando hacker, roubando dados de cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Michael Mann estava realmente interessado em que Chris aprendesse muito”, disse McKinlay à Ars. “Ele originalmente queria que Chris pudesse digitar todos os comandos Unix ao vivo durante as filmagens. Ele disse, ‘Sim, apenas ensine-o a programar para que ele possa digitar todas essas coisas.’ Isso não aconteceu, mas Chris aprendeu a digitar e aprendeu muito sobre a cultura hacker e um pouco sobre Unix”.

Em Hacker, a produção queria evitar cair nos mesmos problemas de outros filmes sobre o assunto. Para isso, eles usaram detalhes de hacks que ocorreram na vida real.

Um exemplo é o hack realizado na Sony Pictures, que deletou terabytes de conteúdo sensível e foi visto previamente em ataques a bancos da Coréia do Sul e refinarias de gás do Oriente Médio.

“É principalmente o que eles não fazem”, disse Kevin Poulsen, outro consultor de Hacker. “O hacker de Hacker é retratado como tendo habilidades significativas, mas o hack não parece uma espécie de feitiçaria que pode ser usada para avançar a trama a cada passo ou resolver todos os problemas”.

Hacker na Netflix

Hacker acompanha a história de Nicholas, um ex-detento e gênio da informática – que é liberado pela polícia para ajudar em uma investigação.

Ao lado de agentes especiais, o hacker participa de emboscadas a redes de criminosos em Chicago, Los Angeles, Hong Kong e Jacarta.

O filme é dirigido por Michael Mann, de O Último dos Moicanos e Fogo Contra Fogo. O roteiro é de Morgan Davis Foehl.

O elenco traz Chris Hemsworth, Viola Davis, Tang Wei, Holt McCallany, Leehom Wang, Andy On e Ritchie Coster.

Hacker está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio