Marvel e DC dominam os cinemas atualmente. Enquanto a primeira tem o MCU, a segunda aposta cada vez mais em universos individuais.
Nas redes sociais, fãs dos heróis sempre discutem sobre quem é a melhor. Os argumentos são abertos e os dois lados mostram como são grandes.
A Marvel traz os Vingadores, com Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem-Aranha e outros. Na DC, há a Liga da Justiça com Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman e Ciborgue.
Para acabar com o debate (ou colocar ainda mais lenha nele), o site Game, do Reino Unido, fez um levantamento. A pesquisa se baseia nas buscas do Google para cada editora, bem como personagens e produções.
O levantamento levou em conta todas mídias, não apenas o cinema. Mas, fica claro que o MCU e o universo da DC nas telonas fizeram a diferença nessa disputa.
Marvel vence
O site buscou os dados nos principais mercados para as editoras. Como o mapa acima mostra, a Marvel vence em 51 países, com a DC em nove.
A Marvel aparentemente domina os Estados Unidos, o Brasil e parte da Europa. Porém, há uma observação nessa pesquisa.
Entre 2020 e 2021, com a pandemia, Marvel e DC quase não tiveram lançamentos. A primeira chamou mais atenção por causa do Disney+, em que teve WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal.
Já a DC, com a HBO Max, trouxe Mulher-Maravilha 1984 no final de 2020. O serviço da Warner, por hora, está disponível nos EUA e chega no Brasil apenas em junho.
Dentro desses dados, a Marvel liderou nos EUA com cerca de 300 mil pesquisas mensais em média. O Brasil e a Índia apareceram logo depois, com cerca de 110 mil buscas por mês.
A DC teve grande domínio na Coreia do Sul. Por lá, as pesquisas passaram de 200 mil por mês. Já no Brasil a média foi de 65 mil.
Heróis mais populares
A pesquisa também buscou descobrir quais são os heróis mais populares em cada país. O Homem-Aranha liderou o ranking, com favoritismo em 57 nações.
A Mulher-Maravilha aparece em segundo com 15 e o Batman em terceiro, com 11. O Homem de Ferro tem 10 e fica em quarto, enquanto o Superman, com seis países, fecha os cinco primeiros colocados.
O Brasil não ficou com os heróis mais populares. Por aqui, conforme o levantamento, o Hulk lidera as pesquisas.
Ao contrário da disputa entre editoras, o ranking foge da ideia sobre lançamentos recentes. Wanda, protagonista de WandaVision, ficou como favorita em apenas dois países.
Os vilões mais populares
Assim como os heróis, o levantamento trouxe os vilões mais populares. Nesse quesito, um representante da Marvel venceu com larga vantagem.
Thanos mostra que ainda é muito popular. Ao ficar na frente em 66 países, o personagem pode mostrar um pouco do efeito de Vingadores: Ultimato.
Do lado da DC, o Coringa é o mais popular, com 21 países. O personagem até ganhou o filme solo dele com Joaquin Phoenix.
O mesmo vale para Venom, da Marvel, que ganhou filme com a Sony. O simbionte de Eddie Brock venceu no Brasil.
Os outros vilões mencionados são o Sangria, dos X-Men (em 11 países), Ultron (dois países), Mulher-Gato (dois países) e Daken, da Marvel (em um país).