Netflix

Netflix pode perder grandes filmes para streaming concorrente

Os contratos que a NBCUniversal da Comcast tem com a Netflix e HBO Max estão definidos para expirar no final de 2021, fazendo com que a empresa de mídia considere transferir todos os seus filmes para o serviço de streaming Peacock, nos Estados Unidos.

A Netflix tem um acordo para filmes animados com a Illumination Entertainment, enquanto o HBO Max paga pelos direitos de exibição de novos filmes da Universal Pictures nove meses após seu lançamento inicial.

A NBCUniversal está atualmente tendo discussões internas para decidir o que fazer quando esses acordos terminarem, de acordo com um relatório da Bloomberg. Esses tipos de negócios valem centenas de milhões de dólares anualmente.

Ao mesmo tempo, é difícil para a gerência sênior racionalizar a entrega de franquias extremamente populares como Velozes e Furiosos ou Meu Malvado Favorito para as concorrentes, agora que o Peacock está estabelecido e funcionando com 33 milhões de assinantes.

Peacock também fica atrás de outros serviços de streaming quando se trata de compromissos com a programação original. Tanto a Warner Bros. quanto a Disney desistiram de centenas de receitas para dar ao HBO Max e ao Disney+ direitos exclusivos sobre seus próprios filmes, eliminando o acordo da Netflix.

A Universal terá todos os seus filmes de 2021 lançados simultaneamente nos cinemas e no HBO Max, nos Estados Unidos. A Disney deixou para trás seu próprio acordo com a Netflix anos atrás.

Mercado está mais competitivo

Devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), o público espera que os primeiros filmes estejam disponíveis para exibição em casa, o que aumentou o valor dos novos filmes e tornou o mercado mais competitivo.

De acordo com a Bloomberg, as ações da Disney ganharam 70% em valor desde o lançamento de seu serviço de streaming. Empresas como a Discovery Inc. e a ViacomCBS, que recentemente perderam valor, encontram um impulso na confiança do investidor quando também expandem seu próprio investimento on-line.

As negociações da NBCUniversal já duram mais de um ano, alongadas e complicadas pela pandemia. Antes disso, a empresa planejava licenciar mais de seus filmes para as concorrentes.

Eles também analisaram a possibilidade de compartilhar os direitos em acordos híbridos semelhantes ao acordo com o Hulu para o programa de sucesso Modern Family.

Tradicionalmente, a HBO e a Netflix contam com acordos com os principais estúdios para fornecer filmes que ajudem a atrair e reter clientes.

Cada serviço tem acordos de longa data com nomes estabelecidos como Fox, Warner Bros. e Universal. A perda de filmes deles prejudicaria os serviços de streaming, já que filmes como Jurassic World ou Pets: A Vida Secreta dos Bichos geralmente estão entre os mais populares de cada um.

Ainda assim, eles também estão se preparando para essa perda potencial, já que o investimento em filmes originais tem sido uma alta prioridade para cada um. Só a Netflix lançou quase 60 filmes em 2020, obteve grandes sucessos com filmes como The Old Guard e tem o maior número de indicações ao Oscar em 2021 de qualquer estúdio.

Vale lembrar que toda essa questão, por enquanto, é mais válida para os Estados Unidos. No Brasil, o serviço de streaming Peacock ainda não foi lançado.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.