Anos 80

O Predador é na verdade Rocky contra Alien? Entenda o caso

Rumor afirmava que O Predador surgiu como uma piada sobre a franquia de Sylvester Stallone

Há um rumor de longa data de que O Predador começou como uma piada sobre Rocky boxeando um alienígena, mas há alguma verdade nisso?

Rocky: Um Lutador chegou em 1976 e contou a história comovente de um boxeador azarão (interpretado pelo ator/roteirista Sylvester Stallone) recebendo uma chance inesperada de provar seu valor.

O filme foi um grande sucesso, e Stallone voltaria ao papel para uma série de sequências divertidas, mas cada vez mais exageradas.

Na época em que Rocky IV chegou às telas em 1985, ele estava lutando contra o grandioso Ivan Drago (Dolph Lundgren), que era basicamente uma metáfora gigantesca para a Guerra Fria.

Drago era um inimigo tão caricato que logo se espalhou uma piada que o único próximo passo lógico seria Rocky boxear um alienígena para o quinto filme.

O rival de Stallone, Arnold Schwarzenegger, mais tarde enfrentaria um inimigo alienígena em O Predador de 1987, com o final mostrando seu comando lutando contra a criatura um a um.

Rocky V finalmente chegou em 1990, mas em vez de lutar contra um alienígena, foi uma tentativa um tanto equivocada de trazer a série de volta às suas raízes.

Com o passar dos anos, tornou-se um fato aceito que a semente de O Predador nasceu da piada de “Rocky vs. Alien”.

Até vários artigos da época em que o filme foi lançado traziam a conexão, com o produtor de O Predador, Joel Silver, rindo da piada durante uma entrevista ao Starlog e afirmando que eles venceram Stallone com a ideia. Dito isso, não parece ser verdade.

Rumor não é verdadeiro

Um artigo da Gamesradar com os criadores da saga Jim e John Thomas afirma que eles começaram a trabalhar em O Caçador – que mais tarde foi renomeado O Predador – em 1983 e o terminaram em setembro daquele ano.

Isso foi dois anos antes de Rocky IV ser lançado e em outras entrevistas, eles revelaram que a ideia começou originalmente com a ideia de uma “irmandade” de alienígenas vindo à Terra para perseguir presas humanas.

Eles finalmente decidiram por um predador, que perseguiria uma equipe de soldados de elite até que apenas um restasse. Os irmãos mais tarde venderam o roteiro para o produtor do filme em 1984, e Schwarzenegger e Silver se juntaram no ano seguinte após fazer Comando Para Matar.

É possível que a piada do alienígena de Rocky V tenha inspirado a 20th Century Fox a dar luz verde a O Predador, mas definitivamente não foi isso que originou a ideia.

As sequências que seguiram Rocky IV levaram a franquia de volta às raízes, e essa parte agora parece uma espécie de anomalia na saga.

O próprio Drago foi mais tarde trazido de volta para Creed 2 de 2018, que fez um ótimo trabalho em dar corpo ao seu personagem e retratá-lo como um ser humano real.

Embora o Predator tenha lutado contra o Alien em 2004, parece muito improvável que ele esteja lutando contra Rocky tão cedo – infelizmente.

No Brasil, O Predador, com Arnold Schwarzenegger, pode agora ser comprado ou alugado através do Google Play Filmes.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.