Grandes hits

Oscar também é pop: os filmes da Marvel que já levaram estatuetas

O sucesso de Pantera Negra e outros filmes do MCU na premiação

A premiação mais importante da indústria do cinema está chegando! Previsto para ser realizado em 25 de Abril, o Oscar 2021 vai marcar um dos anos mais estranhos do mundo da arte – devido à pandemia de Covid-19 e o adiamento de vários filmes aguardados.

Na edição de 2021 do Oscar, acabou deixando de fora todos os filmes da Marvel. A decisão faz sentido, já que o último ano não contou com lançamentos do MCU no cinema.

Mas essa não é uma regra! Filmes da Marvel já foram indicados a Marvel, e chegaram até mesmo a levar estatuetas para casa.

O site Screen Rant relembrou a trajetória do MCU no Oscar; confira!

Marvel no Oscar

A Academia sempre procurou se afastar de filmes “de gênero”, evitando premiar longas de terror, fantasia e super-heróis e focando mais em produções de drama, filmes baseados em histórias reais e musicais.

Existem exceções, é claro. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, por exemplo, levou para casa 11 estatuetas, tornando-se um fenômeno e entrando para a história da premiação.

Outro problema dos filmes da Marvel, principalmente nas categorias de atuação, é o fato dos filmes do MCU contarem com inúmeros atores e atrizes famosos, impedindo assim a dominação do longa por uma atuação em especial.

Mesmo com todos esses problemas, a Marvel chegou a ser indicada diversas vezes para categorias do Oscar, ganhando principalmente com um longa em especial: Pantera Negra.

Se destacando dos outros filmes da Marvel por representar uma genuína visão de diretor, com uma narrativa de qualidade e atuações de peso, Pantera Negra foi indicada a sete categorias do Oscar de 2019.

O filme protagonizado pelo eterno Chadwick Boseman foi indicado às categorias de Melhor Filme, Canção Original, Mixagem de Som, Edição de Som e venceu os prêmios de Design de Produção, Trilha Sonora Original e Figurino.

Pantera Negra fez sucesso por sua qualidade superior, que ultrapassou até mesmo o preconceito da Academia contra os filmes de super-heróis.

E a história não parou por aí! No ano seguinte, outro filme baseado em um personagem dos quadrinhos levou um Oscar para a casa. Joaquin Phoenix, o protagonista de Coringa, venceu a categoria de Melhor Ator.

Considerando os 23 filmes do MCU lançados até hoje, a Marvel recebeu 19 indicações ao Oscar, principalmente na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Foram indicados à categoria Homem de Ferro, Vingadores, Homem de Ferro 2, Homem de Ferro 3, Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia 2, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Homem de Ferro também foi lembrado na categoria de Melhor Edição de Som, e Guardiões da Galáxia recebeu uma indicação ao prêmio de Maquiagem e Cabelo.

O Oscar 2021 será realizado em 25 de Abril e exibido pela Rede Globo.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.