Decepção

Revelado por que grande batalha nunca acontece em Crepúsculo

Final da saga frustrou fãs com a promessa de uma luta épica

A Saga Crepúsculo chegou ao fim com A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, que tornou o decepcionante final do romance ainda pior, já que ambos prometiam uma grande e emocionante batalha que nunca aconteceu, mas por que Stephenie Meyer partiu para um final assim?

Vampiros e lobisomens são algumas das criaturas mais populares e amadas da cultura pop e, como tal, passaram por várias adaptações e versões, mas nenhuma como o que Stephenie Meyer fez em seu romance de 2005, Crepúsculo.

O livro foi o primeiro de uma série de quatro que narram o romance entre o vampiro Edward Cullen e a mortal Bella Swan, que se deparou com diferentes obstáculos: de outros clãs de vampiros, como os Volturi, a um bando de lobisomens, entre eles o melhor amigo de Bella, Jacob Black.

Os romances de Crepúsculo foram um grande sucesso, mesmo que os críticos não estivessem totalmente de acordo com eles, e isso tornou possível para eles darem o salto para o cinema.

Crepúsculo foi lançado alguns meses depois que Amanhecer foi publicado e colocou um rosto para aqueles personagens que os leitores já conheciam bem, com Robert Pattinson interpretando Edward, Kristen Stewart como Bella e Taylor Lautner como Jacob.

A Saga Crepúsculo foi bastante leal aos romances, mas isso também destacou muitos dos problemas da série de livros, e cometeu o grande erro de trazer o final controverso e nada assombroso de Amanhecer para o cinema.

Amanhecer abordou Bella e Edward se casando e se tornando pais de uma garota chamada Renesmee e que era um híbrido de humana e vampira, o que chamou a atenção dos Volturi, o equivalente à realeza no mundo dos vampiros.

Isso levou os Cullens a pedirem a outros covens para apoiá-los no que poderia ter se tornado uma batalha massiva contra os Volturi e seus aliados, já que eles estavam convencidos de que Renesmee era uma ameaça porque pensavam que ela era uma criança imortal.

Os Volturi tentaram instigar uma luta, mas falharam, quando Alice e Jasper chegaram com Nahuel, um meio vampiro, meio mortal de 150 anos que provou a eles que os híbridos não são uma ameaça.

Os Volturi então concordaram em partir, e em A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, esta parte da história aconteceu da mesma maneira, exceto que eles foram tão longe a ponto de mostrar a batalha que nunca existiu, e apenas quando a cabeça de Aro estava prestes a ser queimada, os telespectadores descobriram que era tudo uma visão que Alice compartilhou com Aro.

Final desanimador

Este final desanimador e indicação de uma grande batalha entre covens tem sido continuamente criticado e questionado pelos fãs de Crepúsculo, e Meyer já deu uma resposta de por que ela escolheu fazer dessa forma, embora não seja exatamente uma resposta satisfatória.

Meyer compartilhou sua resposta em seu site, explicando que ela “não é o tipo de pessoa que escreve um final de Hamlet” e que se a luta tivesse acontecido, “teria terminado com 90% dos combatentes”.

Meyer continuou explicando que ela nunca teria terminado a história de Bella de uma forma “tão deprimente”, onde as pessoas mais próximas dela morreram (no filme, por exemplo, Carlisle e Jasper morrem durante a batalha), então a batalha tinha que ser “mental”.

Meyer tentou justificar isso acrescentando que se tratava de um “jogo de manobras, com o campeão vencendo não por destruir o outro lado, mas por ser capaz de se afastar”, e comparou com O Mercador de Veneza.

A “batalha que nunca aconteceu” não foi bem recebida quando Amanhecer foi publicado, mas a equipe por trás da Saga Crepúsculo não fez nada para consertar e só piorou por ter uma batalha de 10 minutos, com muitas cenas de ação e perdas dolorosas, apenas para serem reveladas como uma visão.

Stephenie Meyer tinha seus motivos para fazer o que fez, mas isso não torna o final desanimador de Amanhecer menos polêmico e frustrante para os fãs.

No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.