Grande vilão

Vingadores: Decisão polêmica de Thanos na Marvel é enfim explicada

Teoria aponta que uma controversa escolha do Titã Louco no começo do MCU fazia parte de seu plano a longo prazo

Thanos acabou tendo sucesso em seu plano de eliminar metade do universo, mas não pudemos deixar de questionar seus primeiros movimentos para reunir as Joias do Infinito necessárias.

Um ato em particular que sempre se destacou para os fãs da Marvel é como Os Vingadores eventualmente revela que foi Thanos (por meio de seu lacaio, o Outro) que deu a Loki o cetro (com a Joia da Mente dentro) em troca do Tesseract, também conhecido como Joia do Espaço.

Thanos estava efetivamente desistindo de uma Joia do Infinito para adquirir outra, quando ele poderia simplesmente eliminar todos os intermediários e ir pessoalmente para a Terra para obter o Tesseract. Loki dificilmente é a pessoa mais confiável e contra o poder dos Vingadores, ele provavelmente sempre falharia também.

Pode ter funcionado para Thanos no final (até os Vingadores inverterem tudo, de qualquer maneira), mas parecia que ele estava fracassando no início… ou estava? Uma nova teoria de Vingadores sugeriu que ele sabia exatamente o que estava fazendo.

Plano a longo prazo

Para que Thanos executasse seu plano de eliminar metade do universo, ele precisava de uma peça-chave como equipamento: a Manopla do Infinito. Sim, sabemos que ele tinha uma em Vingadores: Era de Ultron, mas talvez fosse uma prática, e aquela outra no cofre de Odin era falsa, lembra?

Thanos sabia onde conseguir uma feita para ele – Nidavellir -, mas o reino estava sob a proteção de Asgard. Se Thanos o atacasse, então ele estaria enfrentando o poder de Asgard (incluindo Odin neste ponto na linha do tempo do MCU) e provavelmente revelaria seu plano muito cedo.

Portanto, a teoria de um usuário do Reddit argumenta que Thanos procurou Loki para a invasão da Terra. Ele não queria que ele adquirisse o Tessaract – ele queria desestabilizar Asgard, deixando Nidavellir desprotegido.

“Thanos localiza o recém-condenado príncipe de Asgard e o atrai com uma conquista que desafia a vontade de Odin, e coloca Loki contra seu irmão Thor.”

“Thanos sabe o risco de ele perder a Joia da Mente, mas ele não se importa. As Joias são de pouca utilidade para ele até que ele tenha a Manopla que lhe permita exercer todo o seu poder”, afirma a teoria.

“Thanos opta por apostar a longo prazo e manipular Loki para desestabilizar a família real Asgardiana. Seu plano funciona, a divisão entre Loki, seu irmão e seu pai cresce e a profecia de destruição do Ragnarok começa.”

Está de acordo com outra teoria recente dos fãs da Marvel de que a razão de Thanos ter esperado por tanto tempo para colocar em prática seu plano foi porque havia seres lá fora que poderiam se opor a ele. Um desses seres poderosos era Odin, com os outros sendo Hela, a Anciã e Ego.

A traição de Loki desencadeia uma série de eventos que levam à morte de Odin em Thor: Ragnarok e, embora Hela volte, ela e Asgard encontram a destruição no mesmo filme. Isso deixa Nidavellir desprotegido e permite que Thanos vá até lá, mate todos menos Eitri e o force a fazer a Manopla do Infinito.

Com todos os seres poderosos do universo fora do caminho, Thanos agora tinha sua Manopla do Infinito e poderia coletar as Joias finais para realizar seu plano devastador. Claro, ele se esqueceu da Capitã Marvel, mas ela estava claramente ocupada em outro lugar.

Outros fãs podem apontar que a verdadeira razão de Thanos não ter ido à Terra e dado o trabalho a Loki era que a Marvel ainda estava construindo o MCU naquele ponto.

Os Vingadores ainda era um risco e o longa precisava de um vilão conhecido, ao invés de confiar em um personagem que era amplamente desconhecido fora dos quadrinhos.

Então Thanos não estava perdendo tempo, simplesmente não era o momento certo para ele no MCU e no momento de Os Vingadores, nem mesmo Kevin Feige poderia ter sabido com certeza que eles iriam chegar a Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

No entanto, no que diz respeito às mudanças ao longo do tempo, essa teoria se mantém, pois você pode imaginar que Thanos esperaria o momento certo para atacar. Não adianta ir com tudo para as Joias do Infinito se ele vai encontrar grande resistência ao longo do caminho, especialmente sem equipamento para exercer seu poder combinado.

Então, a ideia de que Thanos estava apostando a longo prazo com sua escolha para dar o cetro a Loki faz sentido. Uma pena para ele foi não poder prever os Vingadores sobreviventes decidindo trazer todos de volta cinco anos depois.

No Brasil, todos os filmes dos Vingadores, da Marvel, estão agora disponíveis no Disney+.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.