Mea-culpa

Chefe da Marvel admite culpa em escalação polêmica de Doutor Estranho

Filme foi acusado de whitewashing

Doutor Estranho causou muita polêmica ao escalar Tilda Swinton como a Anciã. Não pela troca de gêneros e sim por ela ser uma atriz branca interpretando personagem, originalmente, asiático. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, assumiu a culpa em relação a isso.

A intenção era fugir de estereótipos, mas Feige e sua equipe na Marvel acabaram se autossabotando ao escolher Swinton para viver a personagem.

“Achávamos que estávamos sendo muito inteligentes e inovadores. Não queríamos fazer o clichê do homem asiático enrugado, velho e sábio”, disse Feige em entrevista à Men’s Health.

“Mas foi um alerta para dizer: ‘Bem, espere um minuto, há alguma outra maneira de fazer isso? Existe alguma outra maneira de não cair no clichê e, ao mesmo tempo, escalar um ator asiático?’. E a resposta para isso, claro, é sim'”, continuou o presidente da Marvel Studios.

Desde então, eles aprenderam e mostraram isso com a escolha do elenco de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que é majoritariamente composto por atores e atrizes de origem ou ascendência asiática.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro nos cinemas brasileiros.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.