Que mancada

Criadora revela segredo de Bella e piora Crepúsculo

Stephenie Meyer revelou segredo de personagem de Kristen Stewart e piorou toda a história

Os romances e filmes de Crepúsculo foram objeto de inúmeras análises e críticas devido à história e seus personagens principais, particularmente Bella, que Stephenie Meyer tentou justificar por anos, mas só piorou tudo – aqui está o que aconteceu.

Em 2005, Stephenie Meyer compartilhou sua visão única de um mundo com vampiros e lobisomens no romance Crepúsculo, a primeira parte em uma série de quatro romances que se centrou no romance problemático entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen.

Ao longo da série Crepúsculo, Edward e Bella superaram uma variedade de obstáculos, mais notavelmente um clã de vampiros conhecido como Volturi e um bando de lobisomens, entre eles o melhor amigo de Bella, Jacob Black.

Os romances de Crepúsculo foram um grande sucesso e rapidamente construíram uma base de fãs sólida ao redor do mundo, mas também atraíram muitas reações e críticas, o que continua até hoje.

Ainda assim, isso não parou sua transição para o cinema, com a Saga Crepúsculo lançada entre 2008 e 2012, com o romance final, Amanhecer, dividido em dois filmes. Com a Saga Crepúsculo vieram mais fãs, mas também mais críticas, e por mais que Stephenie Meyer tenha tentado justificar certas decisões, ela só piorou tudo.

Esse é o caso de Bella Swan (interpretada por Kristen Stewart nos filmes de Crepúsculo), que serve como guia do leitor enquanto as histórias são contadas através de seu ponto de vista.

Bella tem sido apontada como um péssimo modelo e há um debate interminável sobre se ela pode ou não ser considerada uma personagem feminista, já que suas ações e decisões são sempre relacionadas a Edward, enquanto outros argumentam que ela estava livre de fazer suas próprias decisões sobre sua vida.

Claro, Stephenie Meyer saltou em defesa de seus personagens e dos eventos da série Crepúsculo ao longo dos anos, mas a maioria de suas explicações só tornaram tudo pior, como quando ela explicou qual é a “falha trágica” de Bella.

Explicação que tornou tudo pior

Em seu site oficial (via Screen Rant), Stephenie Meyer respondeu quais são os maiores erros dos personagens (especificamente em Eclipse, mas eles se aplicam à Saga Crepúsculo como um todo), e Bella destaca todos os seus problemas e na verdade torna tudo pior.

Meyer explicou que seu defeito é sua “falta de autoconhecimento”, visto como ela buscou uma amizade com Jacob (como visto em Lua Nova), e se ela tivesse percebido os fortes sentimentos envolvidos, ela não teria concordado.

Meyer acrescentou que “você não desiste de seus amigos quando se apaixona”, mas “você desiste de seus outros interesses românticos”, e se Bella tivesse uma melhor compreensão de si mesma, ela “poderia ter salvado a dor de todo mundo”, mas isso acontece quando você tenta fazer a coisa certa, embora possa ser debatido se ela realmente fez a coisa certa ao deixar sua família e amigos para trás para se tornar uma vampira e ficar do lado de Edward para sempre.

Se a “falha trágica” de Bella foi sua falta de autoconhecimento, essa seria uma boa razão e motivação para dar desenvolvimento à personagem, mas os leitores e espectadores sabem que a Bella que conheceram em Crepúsculo é praticamente a mesma do final de Amanhecer, só que agora uma vampira e uma mãe.

Bella passou por muito na série Crepúsculo, e todas essas experiências deveriam ter feito ela “se entender melhor” e, assim, tomar melhores decisões – mesmo que ela sempre quisesse se tornar uma vampira e se casar com Edward, tudo que veio antes disso poderia ser tratado muito melhor por meio de algum desenvolvimento de personagem muito necessário.

Certamente, as falhas de Bella, bem como as do resto dos personagens principais em Crepúsculo, não podem ser mudadas, a menos que Meyer planeje contar o que aconteceu depois de Amanhecer, mas até então, suas tentativas de justificar suas decisões narrativas apenas feriram a história ainda mais.

No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.