Fracasso

De tão ruim, sequência de Homem-Aranha foi cancelada

Originalmente, franquia de Andrew Garfield contaria com quatro filmes

Entre os heróis atuais do MCU, o Homem-Aranha é com certeza o mais popular. O personagem aparece pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil, e desde então conquista fãs no mundo inteiro.

Grande parte do sucesso do Homem-Aranha se deve ao carisma inegável de Tom Holland, que trouxe um ar de juventude e modernidade ao personagem.

Muitos fãs não sabem, mas antes do ator britânico assumir o uniforme do Aranha, uma sequência da história do herói chegou a ser cancelada – após críticas terríveis.

Confira abaixo por que a sequência de O Espetacular Homem-Aranha não aconteceu!

Fracasso do Homem-Aranha

Quando a trilogia de Sam Raimi terminou com o criticado filme Homem-Aranha 3 – que contou com a bizarra sequência de Peter Parker dançando nas ruas – a Sony não demorou para aprovar a produção de um reboot.

Originalmente, a franquia O Espetacular Homem-Aranha, protagonizada por Andrew Garfield, teria quatro filmes.

O primeiro longa, lançado em 2012, foi relativamente bem recebido pelo público e relativamente elogiado pela crítica especializada.

Jornalistas elogiaram principalmente a atuação de Andrew Garfield, o estilo visual, a trilha sonora de James Horner e a reimaginação realista do Homem-Aranha.

Por outro lado, foram criticadas a grande quantidade de personagens, o baixo desenvolvimento de algumas tramas e o enorme número de cenas deletadas.

O filme se tornou um sucesso de bilheteria, faturando cerca de 757 milhões na bilheteria mundial, estabelecendo-se como o sétimo filme mais bem-sucedido de 2012.

O sucesso financeiro possibilitou a produção de uma sequência, que foi lançada em 2014.

Com a estreia da continuação O Espetacular Homem-Aranha 2, tudo mudou. Embora tenha faturado mais de 700 milhões de dólares, e se tornado o nono filme mais bem-sucedido de 2014, o longa é até hoje o maior fracasso entre as histórias do Homem-Aranha.

Até mesmo os espectadores que pagaram ingressos, e garantiram para a bilheteria milionária do filme, criticaram Homem-Aranha 2 por sua trama consistente e por algo que também aconteceu no primeiro filme: a quantidade excessiva de personagens.

A caracterização de Jamie Foxx como o vilão Electro também deixou muita gente desapontada. A derrota do antagonista também foi extremamente criticada.

No Rotten Tomatoes, o filme tem apenas 51% de aprovação. “Enquanto o elenco é competente e os efeitos especiais são ótimos, essa parte da história do Aranha sofre com uma narrativa sem foco e uma grande quantidade de personagens”.

Com o fracasso do filme, a Sony decidiu cancelar a produção de uma sequência focada no Sexteto Sinistro, passando a responsabilidade pelas histórias do Aranha para o MCU.

Atualmente, o Homem-Aranha do MCU se prepara para o lançamento de seu terceiro filme: No Way Home.

Homem-Aranha 3 deve ser lançado pela Marvel em 17 de dezembro de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.