Caloteira?

Disney é acusada de não pagar artistas

Diversos autores de Star Wars alegam não terem recebido royalties pelas suas obras

A Disney pode ter capital o suficiente para comprar grandes companhias, como a Fox e a Lucasfilm, mas está sendo acusada de ter dado calote em diversos autores. Autores de livros de Star Wars e Alien alegam não terem sido pagos royalties nos últimos anos.

Alan Dean Foster, com livros publicados de ambas as franquias, escreveu uma carta aberta, dizendo não ter sido pagos pelos seus trabalhos envolvendo Star Wars e Alien desde que a Disney comprou a Lucasfilm em 2012 e a Fox em 2019.

“Minha esposa tem problemas médicos graves e, em 2016, fui diagnosticado com uma forma avançada de câncer ”, escreveu Foster. “Nós poderíamos usar o dinheiro. Não caridade: apenas o que me devem”.

Foster não está sozinho nessa luta, em 28 de abril de 2021, foi lançado um projeto apoiado pelo sindicato de autores dos EUA, a união nacional de escritores, dentre outras organizações. Ele visa ajudar escritores a descobrirem se a Disney está devendo royalties a eles e o que fazer se essa dívida existir.

Segundo esse projeto, ao menos uma dúzia de autores disseram que a Disney deve dinheiro a eles.

Uma dessas escritoras que, supostamente, não foram pagas é Ann C. Crispin, que faleceu em 2013. Os royalties deveriam ir para seu viúvo, Michael Capobianco.

“Acredito que na época meu agente contatou a nova editora, mas não obteve uma resposta satisfatória. Na verdade, nem percebi que a Disney estava envolvida. Presumi que as novas edições foram licenciadas sob os contratos dos editores originais e não tinha ideia do que a Disney tinha feito até que situação de Foster começar a ser divulgada”, disse Capobianco ao THR.

A situação é parecida com a de Walter Jon Williams, que escreveu Star Wars: The New Jedi Order — Destiny’s Way.

“Parece ter vendido bem ”, afirma. “Nunca recebi royalties, nem sei se me devem royalties, porque a Disney não quer me dizer. Meu agente não recebe uma declaração de royalties há anos. Meu problema não é apenas que não recebi royalties, mas que estou sendo mantido na ignorância sobre se me devem ou não”.

Alguns autores foram pagos

A Disney alega, no caso de Foster, que os royalties deveriam ser pagos pela editora original e não por ela. A companhia diz que nem ela, nem a Fox se comprometeram a pagar tais valores.

Já uma fonte do THR diz que a Disney progrediu na identificação de autores e cumpriu com os pagamentos a eles, embora nem todos tenham sido pagos até o momento. Foi dito, também, que facilitaram negociações envolvendo empresas terceiras, como editoras separadas da Disney.

Dois autores que conseguiram resolver essa situação foram James Kahn, responsável pela novelização de Star Wars: O Retorno de Jedi, cujos royalties deixaram de ser pagos após a compra da Lucasfilm. Outro foi Donald Glut, autor da novelização de O Império Contra-Ataca.

Ambos eventualmente receberam os pagamentos devidos após contatarem a Disney. A companhia alegou que esses problemas acontecem quando uma corporação compra outra.

Muitos autores, no entanto, dizem permanecer sem receber seus devidos pagamentos.

Os filmes de Star Wars estão disponíveis no Disney+.

Você quer ver mais produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.