Cinema belga

Fatos reais? A história chocante que inspirou Ferry, da Netflix

Longa da plataforma de streaming levanta pergunta típica com trama impressionante

Ferry se mostra um impressionante filme de gângsters na Netflix. Com a história violenta e até realista, assinantes se fazem uma típica pergunta: o longa é baseado em fatos reais?

A história acompanha um criminoso que volta à cidade Natal para vingança. Ao mesmo tempo, o protagonista Ferry conhece um grande amor. Tudo acontece antes dele virar um chefão do tráfico.

O filme da Netflix é sim, em partes, inspirado em fatos reais. Ferry, o personagem principal, é baseado no famoso criminoso holandês Janus van Wessenbeeck.

Além disso, o longa é um derivado do seriado Operação Ecstasy, que também está na plataforma. A série já traz a história de Ferry e Danielle.

Com isso, o filme da Netflix serve como um prelúdio. Ferry mostra como o casal se conhece e passa a atuar unido.

A história real de Ferry

O Ferry “verdadeiro”, Janus van Wessenbeeck, se tornou um conhecido traficante. Ele, assim como o personagem, atuou entre a Bélgica e a Holanda.

Uma curiosidade é que Janus é chamado de Harry Potter do crime, por usar óculos. Outro apelido é o de Pablo Escobar da Europa, o que mostra como o traficante é perigoso.

Uma inspiração clara do filme da Netflix é que o Ferry da vida real também vivia em um acampamento. É de lá que ele dava as ordens.

O Pablo Escobar da Europa chegou a ser bem-sucedido, conseguindo vender 34 milhões de euros em ecstasy. Janus foi preso diversas vezes na Bélgica, começando essa jornada nos anos 1990.

A última prisão foi em 2011. Nesse caso, a justiça proibiu que o traficante voltasse a pisar no país europeu.

Apesar dessa inspiração da Netflix, a história de Ferry pode não ser totalmente real. A trama no filme pode ter momentos e ideias dramatizados, já que não se trata de uma cinebiografia.

“Ferry Bouman ainda não é o chefão do tráfico: é só um homem que precisa voltar à sua cidade natal em uma missão de vingança. Mas esse retorno trará, também, um novo amor”, diz a sinopse da Netflix.

Ferry e Operação Ecstasy estão na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.