Para fãs de cinema

Filme clássico de suspense surpreende fãs na Netflix

Conheça o famoso longa O Profissional, com Jean Reno e Natalie Portman

Se você curte filmes de suspense, a Netflix tem um catálogo repleto de ótimas opções. De longas aclamados pelo público e crítica especializada a projetos independentes e muitas vezes desconhecidos, a plataforma disponibiliza tramas dos mais diversos estilos e temáticas.

O serviço de streaming se destaca por oferecer também obras clássicas e icônicas do gênero, como o excelente filme O Profissional.

Protagonizado por Jean e Natalie Portman, o filme é considerado até hoje um dos melhores da carreira do diretor francês Luc Besson.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, elenco e recepção crítica de O Profissional!

A produção e trama de O Profissional

O Profissional, lançado originalmente com o título Léon, The Professional, é uma mistura de suspense, ação e drama escrita e dirigida por Luc Besson.

O longa estreou em 1994 e se tornou rapidamente um fenômeno de público e crítica, começando a fazer sucesso na França e contagiando rapidamente toda a Europa e os Estados Unidos.

O Profissional acompanha a história de Léon – interpretado por Jean Reno – um assassino profissional que se vê envolto em uma situação bastante complicada.

O protagonista decide com relutância adotar Mathilda, de 12 anos, que presencia o assassinato de sua família toda pelas mãos do corrupto agente especial Norman Stansfield.

Léon e Mathilda desenvolvem um inusitado relacionamento de pai e filha, e a pequena passa a se interessar pelo mundo dos assassinos profissionais e aprender os métodos da figura paterna.

A trama do longa acompanha o desenvolvimento da relação de Léon e Mathilda, além de acompanhar as medidas de proteção tomadas pelo personagem de Jean Reno e a busca do vilão Norman.

O elenco de O Profissional

O elenco de O Profissional é formado por grandes nomes do cinema, representando o primeiro projeto oficial de uma famosa atriz.

O protagonista Léon é interpretado por Jean Reno, celebrado ator marroquino de nacionalidade francesa, conhecido por filmes como O Código Da Vinci e Missão Impossível.

Mathilda, a garota de 12 anos adotada pelo assassino, é interpretada por Natalie Portman (Star Wars, Cisne Negro, Thor). O filme foi o primeiro projeto da aclamada carreira da atriz no cinema.

Norman Stansfield, o antagonista do longa, é vivido por Gary Oldan (Harry Potter, Drácula, A Hora mais Escura).

O elenco do longa é completado por Danny Aiello (Faça a Coisa Certa), Michael Badalucco (E aí, Meu Irmão, Cadê Você?), Ellen Greene (Pequena Loja de Horrores), Adam Busch (Buffy: A Caça Vampiros), Joseph Malerba (O Bebê de Rosemary) e Maïwenn (DNA).

A recepção crítica do longa

O Profissional foi em grande parte bem recebido pela crítica especializada, além de conseguir uma ótima bilheteria na Europa.

O filme conta com 74% de aprovação no Rotten Tomatoes, com uma nota média de 6.9 em 10.

“O estranho e interessante relacionamento entre um assassino profissional e sua aprendiz de 12 anos é a grande marca do filme”, afirma o consenso crítico do site.

Em seu primeiro papel no cinema, Natalie Portman foi extremamente elogiada por sua performance madura e emocionante. Na época, a atriz tinha apenas 11 anos de idade.

O Profissional está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.