Polêmica

Marvel é processada por causa de Homem de Ferro

Editora já venceu um processo relacionado ao assunto, mas agora um novo está em andamento

A empresa de quadrinhos Horizon Comics e seus fundadores Ben e Raymond Lai estão processando a Disney e a Marvel Entertainment, alegando em seu processo que a Marvel repetidamente roubou seus designs em várias ocasiões nos filmes de Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vingadores.

A ação alega que os designs foram usados ​​sem consentimento ou compensação para a Horizon Comics e os Lais, com os reclamantes buscando “pôr fim a esta violação deliberada e persistente e ordenar que os réus paguem indenizações compensatórias e punitivas ao reclamante, além dos custos da Horizon, incluindo custos com advogados”, de acordo com o processo (via CTV News).

Os designs em questão vêm da série Radix de três volumes publicada pela Image Comics de dezembro de 2001 a abril de 2002. De acordo com a ação judicial, após o sucesso da série Radix, o agora editor-chefe da Marvel, CB Cebulski, procurou contratar os irmãos Lai para trabalhar como artistas para a Marvel com base na série, mas eles recusaram.

Então, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) copiou ilustrações para uma bolsa de pesquisa para o Institute for Soldier Technology em 2002.

O MIT emitiu um pedido público de desculpas pelo uso das ilustrações sem consentimento, mas conforme o processo, após o incidente, a Marvel contatou os irmãos Lai novamente e, em 2002, eles aceitaram, trabalhando nos quadrinhos de Thor e X-Men.

“Começamos Radix em 1995 com o objetivo de criar algo único. Foi com Radix que nos tornamos conhecidos e reconhecidos na indústria de quadrinhos americana. Fizemos um nome para nós mesmos. Isso nos permitiu trabalhar em todos os lugares, incluindo a Marvel”, disseram os irmãos Lai em um comunicado.

A declaração continuou: “O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) copiou um dos personagens de Radix em 2002 para obter uma concessão de US$ 50 milhões, decidimos não processar porque eles se desculparam publicamente e reconheceram seu erro. Mas com a Marvel, é uma violação repetida.”

“Após anos de litígios nos Estados Unidos e somas substanciais, eles continuam a copiar nossos personagens. Está nos causando danos significativos e afetando nossa capacidade de ganhar a vida como artistas. É claro que não podemos aceitar esse comportamento repetido. A única maneira de consertar as coisas era abrir o processo.”

Quanto aos designs que a Horizon Comics e os irmãos Lai alegam que a Marvel roubou, é especificamente mencionado o traje de Homem de Ferro 3, que o processo afirma ser “notavelmente semelhante ao traje usado por Caliban, um dos personagens retratados em Radix 1, da Horizon”.

É importante notar que a Horizon Comics entrou com uma ação contra a Marvel em 2013, a qual foi parcialmente indeferida, mas teve permissão para prosseguir com relação ao design do pôster do filme.

No entanto, a Marvel venceu o processo em 2019 com o juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, J. Paul Oetken, descobrindo que “virtualmente nenhuma evidência no registro” indicava que os envolvidos no design do pôster de Homem de Ferro 3 teriam visto o desenho de Caliban.

Novo processo em andamento

Neste novo processo canadense, a Horizon argumenta que a Marvel continuou a infringir seus designs, especificamente com a aparição do Homem de Ferro em Vingadores: Guerra Infinita, e também alega violação entre os designs de personagens de Homem-Formiga e a Vespa e de um personagem militar em Radix 2, da Horizon.

“Nem a Horizon nem os irmãos Lai forneceram qualquer forma de consentimento, explícita ou implícita, para a reprodução de suas obras”, diz o processo.

“Ao contrário, a Horizon já instituiu uma ação legal completa nos Estados Unidos para fazer valer seus direitos em parte das obras. Depois dessa primeira reclamação legal, a Marvel infringiu os direitos autorais da Horizon de uma maneira ainda mais flagrante.”

Filmes da Marvel estão agora disponíveis no Disney+.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.