Mistério

Mensagem macabra de passageira do Titanic intriga pesquisadores até hoje

Carta teria sido escrita um dia antes do naufrágio

O desastre do Titanic continua sendo um objeto de estudo fascinante para pesquisadores até hoje. Há mistérios acerca do navio que ninguém sabe explicar, incluindo uma misteriosa mensagem de uma passageira.

Há alguns anos, uma família encontrou uma garrafa lacrada enterrada em uma praia em Hopewell Rocks, na Baía de Fundy, na província canadense de Nova Brunswick.

Na garrafa havia uma carta, datada de 13 de abril de 1912, um dia antes do naufrágio. Ela foi escrita em francês e assinada por Mathilde Lefebvre, de 13 anos.

Diz: “Estou jogando esta garrafa no mar, no meio do Atlântico.”

“Devemos chegar a Nova York em alguns dias. Se alguém a encontrar, avise à família Lefebvre em Liévin.”

Carta misteriosa

Liévin, em Passo de Calais, era a região francesa de onde ela e sua família vieram.

A jovem era uma passageira de terceira classe, que estava com sua mãe, Marie Daumont, e três de seus irmãos.

Ela iria se juntar ao pai, Franck Lefebvre, que havia deixado a França para se mudar para os Estados Unidos com seus outros filhos, segundo uma equipe da Universidade de Quebec em Rimouski, no Canadá, que está examinando a carta (via Newsweek).

No passado, já existiram cartas supostamente escritas no Titanic que se revelaram falsas, mas considerando a composição química da garrafa, da rolha, do papel e da tinta, os pesquisadores acreditam que esta pode ser verdadeira.

O que ninguém consegue entender é por que a jovem queria que sua família de parte de pai fosse avisada caso a carta fosse encontrada.

Em uma entrevista ao Le Journal, Nicolas Beaudry, um dos pesquisadores, confirmou que ainda há parentes da família Lefebvre em Provença, na França. Eles demonstraram um “compromisso emocional com a carta”.

“Este naufrágio é muito comovente, e a família na França está tentada a acreditar que a carta é verdadeira. Acho que todos também querem que seja real.”

No cinema, Titanic ganhou um filme de grande sucesso com crítica e público, dirigido por James Cameron e lançado em 1997.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.