Deu ruim

Os Eternos: Filme com Angelina Jolie será banido de país

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é mais um longa da Marvel que pode sofrer o mesmo na China

A Marvel pode sofrer uma grande perda em próximos lançamentos. A China pode banir Os Eternos, com Angelina Jolie, e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

A situação é delicada para o MCU uma vez que o estúdio costuma ter boas performances fora dos Estados Unidos. A China costuma ser o segundo maior mercado.

Os lançamentos de Os Eternos e Shang-Chi no país são fundamentais. Outro ponto para isso é a retomada dos cinemas na pandemia do coronavírus (covid-19).

Para um filme ser exibido na China, o governo local precisa aprovar. O canal CCTV6, que está sob o ministério de propaganda, listou oito dos 10 filmes da Fase 4 do MCU como próximos grandes lançamentos locais.

A Variety afirma que Os Eternos e Shang-Chi foram deixados de fora. Não há confirmação do banimento dos filmes da Marvel, mas já existem fortes indícios de que esse é o primeiro passo para isso.

Polêmicas na China

Os Eternos é o maior alvo do governo local por causa da diretora Chloé Zhao. A cineasta já teve Nomadland cortado dos cinemas do país por conta de comentários antigos da famosa sobre a situação do local.

Quando Zhao venceu o Oscar 2021 de Melhor Direção, o governo chinês não fez qualquer menção para ela. Vale lembrar que a cineasta foi a primeira do país a ganhar a estatueta.

Enquanto isso, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é atacado pela temática do filme. Na origem dos quadrinhos, o herói era filho de Fu Manchu, um vilão com caracterização racista do povo chinês.

Para o filme, a Marvel atualizou a história e colocou Shang-Chi como filho de Mandarim. Porém, o governo local vê o novo vilão apenas como uma atualização de Fu Manchu.

Além disso, a crítica local diz que Simu Liu e Awkwafina, escalados pela Marvel, não se encaixam no padrão de beleza da China. Ao mesmo tempo, Tony Leung sofre retaliação assim como a diretora de Os Eternos, Chloé Zhao.

Sem a China, o filme com Angelina Jolie e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis podem começar com uma bilheteria menor do que o esperado na Marvel.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem previsão para setembro de 2021. Já Os Eternos, com Angelina Jolie, tem estreia marcada para outubro de 2021.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.