Eterna e icônica

Quem é Cruella de Vil? Saiba tudo sobre a famosa vilã da Disney

Conheça a origem e as inspirações reais da personagem de Emma Stone

Considerada uma das vilãs mais icônicas do cânone da Disney, Cruella de Vil está prestes a ganhar seu primeiro filme solo. Seguindo o exemplo de sucessos como Malévola e Wicked, o longa pretende revelar um aspecto até então desconhecido da estilosa malfeitora.

Em Cruella, a protagonista será interpretada por Emma Stone, que já provou arrasar no sotaque britânico nas prévias já lançadas do longa.

Em versões anteriores – na animação 101 Dálmatas e em sua adaptação live-action – Cruella foi interpretada respectivamente por Betty Lou Gerson e Glenn Close.

Antes da estreia de Cruella nos cinemas e no Disney+, confira abaixo tudo sobre as origens da personagem, suas inspirações reais e outras curiosidades.

As origens de Cruella De Vil

Cruella De Vil surgiu pela primeira vez no livro 101 Dálmatas, lançado em 1956 pela escritora britânica Dodie Smith.

A primeira encarnação da personagem é descrita como “uma mimada e glamourosa herdeira de uma grande fortuna”. Desde sua primeira aparição, Cruella tem apenas um objetivo: obter 99 dálmatas para criar um belíssimo casaco de pele.

O próprio nome da personagem é um trocadilho. Cruella, obviamente, está relacionado ao termo “cruel”, e o sobrenome De Vil é uma brincadeira com a palavra “devil”, que em inglês significa “diabo”.

A versão de Emma Stone, no entanto, tem o nome de Estella De Vil, o que indica que Cruella é, na verdade, um apelido ou alcunha.

Com o passar dos anos e o lançamento de 101 Dálmatas pela Disney, Cruella se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop, vista como um símbolo de ganância e vaidade.

“Desde o nome nada sutil à sua sinistra aparência, Cruella é o mal encarnado”, afirma a descrição da personagem na lista de melhores vilões dos últimos 100 anos publicada pela AFI.

No ranking, a personagem da Disney ficou em 39º lugar.

Inspiração real – Tallulah Bankhead

Muitos fãs não sabem, mas o visual e estilo de Cruella de Vil na adaptação animada de 101 Dálmatas é baseada em uma pessoa real!

A personagem foi dublada por Betty Lou Gerson e animada com Marc Davis – que juntos criaram a icônica versão de Cruella com base nos maneirismos de personalidade da atriz Tallulah Bankhead.

Assim como Cruella, Tallulah Bankhead era extremamente magra, tinha o hábito de fumar incessantemente, uma voz grave e rouca, e o costume de dirigir seu carro de luxo em alta velocidade pelas ruas de Londres.

Considerada uma das grandes divas da Era de Ouro de Hollywood, Tallulah Bankhead também era bastante conhecida por seu comprometimento por causas sociais.

Semelhanças e diferenças com Cruella

Vinda de uma dinastia tradicional do sul dos Estados Unidos, a atriz cortou relações com amigos e familiares por não apoiar as leis de segregação de Jim Crow e por dar força ao movimento dos direitos civis.

Em sua vida pessoal, a estrela sofria com o vício em álcool e drogas. Tallulah Bankhead costumava fumar cerca de 120 cigarros por dia – e não tinha vergonha em falar sobre a dependência.

A atriz também era abertamente bissexual – em uma época em que os ditos desvios sexuais ainda eram vistos como doenças e crimes – mantendo uma série de relacionamentos com homens e mulheres.

Tallulah Bankhead, embora vista como uma figura intimidante e orgulhosa, era uma mulher bastante altruísta e caridosa. Além de manter um lar para crianças órfãs, a atriz ajudou famílias a escapar da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial.

Ou seja, as semelhanças entre Cruella de Vil e Tallulah Bankhead terminam no visual e estilo.

Durante sua carreira no cinema, TV e rádio, a atriz contou com pelo menos 300 papéis. Confira algumas fotos abaixo!

A estrela faleceu em 12 de dezembro de 1968, com 66 anos. A causa da morte foi identificada como uma “pneumonia dupla”, agravada por um enfisema pulmonar causado pelos anos de tabagismo.

Recentemente, Tallulah Bankhead foi interpretada por Natasha Lyonne (Orange is the New Black, Boneca Russa) no filme Estados Unidos vs. Billie Holiday.

Cruella estreia no Disney+ em 28 de maio. A partir do dia 27, o filme entra em pré-estreia nos cinemas brasileiros.

Você quer ver produções da Marvel, Disney, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.