Polêmica

Saída de astro de Guardiões da Galáxia revela o maior problema do MCU

Dave Bautista não gostou nada da maneira que a Marvel tratou seu personagem

Com mais de uma década de exibição de filmes – e mais recentemente séries de TV – a Marvel conseguiu reunir um dos elencos mais impressionantes da história de Hollywood. A companhia escolheu grandes nomes não apenas para os Vingadores, mas também para outras equipes como os Guardiões da Galáxia.

Em Guardiões da Galáxia, o alienígena Drax é interpretado por Dave Bautista. Após alguns desentendimentos com a Marvel, o próprio astro revelou que o próximo filme da franquia deve representar a despedida de seu personagem.

Segundo o site Inverse, a despedida do ator confirma um grande problema com a construção do MCU.

Veja abaixo tudo sobre essa história!

A despedida de Bautista no MCU

Após dizer que nunca aceitaria atuar em uma série do Drax no Disney+ – por não conseguir ficar horas na cadeira de maquiagem todos os dias – Dave Bautista fez mais reclamações sobre a condução de seu personagem no MCU.

“Eu realmente queria que eles tivessem investido mais na personalidade do Drax. Porque ele tem muita história para contar. Ele tem uma história de origem muito interessante, que acabou jogada para escanteio”, afirmou o astro.

Segundo outra entrevista, desta vez com o site Collider, o ator revelou que gostaria de trabalhar mais aspectos da personalidade de Drax, além de protagonizar algumas cenas de luta em que o personagem nocauteia vilões.

“O Drax apanha mais do que qualquer outro personagem da Marvel. Todo o papo de ‘Destruidor’ foi jogado pela janela”, opinou Bautista.

O ator, no entanto, parece entender o motivo de Drax não ter ganhado uma personalidade mais tridimensional, servindo principalmente como alívio cômico.

“O público gostou tanto do lado cômico do Drax, que os filmes só abordaram esse aspecto, cada vez mais, e assim criaram um buraco. Perdemos uma ótima oportunidade com esse personagem, e não acho que ela pode voltar”, desabafou o ator.

O problema da Marvel

A saída de Dave Bautista do MCU pela falta de desenvolvimento de seu personagem indica um grande problema para a franquia e seu elenco: o Universo Cinematográfico da Marvel tem personagens demais!

Nos últimos 13 anos, os Estúdios Marvel construíram um enorme e complexo universo cinematográfico. É um mundo populado por filmes solos, eventos de crossover e séries de TV, todos ambientados no mesmo reino fictício.

E com o lançamento de cada franquia inédita, o MCU introduz mais personagens, provocando uma sensação de superlotação, mesmo com as interessantes conexões entre as figuras de cada projeto.

Ou seja, o universo da Marvel tem muitos heróis para equilibrar em suas histórias, e por isso vários personagens correm o risco de ficarem relegados aos bastidores e a participações pequenas nas produções.

Para perceber essa tendência, basta assistir às séries WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal. Personagens como Wanda Maximoff, Visão e Sam Wilson – ambos interpretados por competentes astros de Hollywood – demoraram mais de 6 anos para ficarem sob os holofotes.

Mas por que isso aconteceu? A resposta é simples: porque nenhum deles era o personagem principal de uma das franquias solo do MCU.

Segundo a análise do site Inverse, o problema crescente da Marvel para administrar seus inúmeros personagens é especialmente complicado dado o sucesso atual do MCU – o que foi quase inteiramente o resultado do apreço do público por um grupo específico de heróis originais.

Ou seja, o fato de Dave Bautista se sentir desapontado e frustrado com a falta de desenvolvimento de Drax não é uma surpresa.

O ator provavelmente não é o único integrante do elenco do MCU que sente esse problema: se o MCU não encontrar maneiras de desenvolver e trabalhar todos os seus personagens, mais baixas no elenco podem acontecer em breve.

A empresa precisa desenvolver jeitos de motivar os atores com incentivos não só financeiros, mas também criativos e artísticos.

Enquanto isso, Dave Bautista retorna aos filmes da Marvel com o lançamento de Guardiões da Galáxia 3, que deve chegar aos cinemas em 5 de maio de 2023.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Sair da versão mobile