Um dos maiores suspenses da história está na Netflix

Tubarão, lançado por Steven Spielberg em 1975, está disponível na plataforma

Publicado em 5/24/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se você curte filmes de suspense, a Netflix tem um catálogo repleto de ótimas opções. De longas aclamados pelo público e crítica especializada a projetos independentes e muitas vezes desconhecidos, a plataforma disponibiliza tramas dos mais diversos estilos e temáticas.

Fãs brasileiros da plataforma puderam comemorar recentemente o lançamento de um dos filmes de suspense mais icônicos da história do cinema no serviço de streaming.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Trata-se de Tubarão! O filme de Steven Spielberg foi lançado nos anos 70, e se estabeleceu rapidamente como um grande sucesso, entrando para o cânone da cultura pop e garantindo a produção de várias sequências.

Com a estreia de Tubarão na Netflix, muitos assinantes estão aproveitando para matar a nostalgia na trama eletrizante.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o longa e seu legado no cinema!

A trama e elenco de Tubarão

Tubarão, com o título original de Jaws (Mandíbulas), é um filme de Steven Spielberg lançado em 1975, baseado no livro de mesmo nome escrito em 1974 por Peter Benchley.

No longa, um violento e incontrolável tubarão branco ataca turistas em uma cidade praiana, o que leva o chefe de polícia Martin Brody a caçar a criatura.

O protagonista conta com a ajuda de um biólogo marinho e um caçador profissional de tubarões – além da oposição do prefeito da cidade, com medo de perder os lucros do verão com os ataques do animal.

O filme foi gravado principalmente no estado de Massachusetts, sendo considerado um dos primeiros longas da história do cinema a ser gravado no meio do oceano – o que resultou em uma produção complicada.

Como os tubarões mecânicos produzidos pelo departamento artístico costumavam falhar ou não oferecer ao público o sentimento de apreensão, Steven Spielberg decidiu que em grande parte do filme a presença do tubarão seria apenas sugerida.

A estratégia deu super certo, e o filme se estabeleceu como uma obra inesquecível graças à trilha sonora criada por John Williams.

Em Tubarão, o protagonista Martin Brody foi interpretado por Roy Scheider, ator e boxeador que repetiu sua performance na primeira sequência do longa.

O elenco de Tubarão conta também com Robert Shaw (Moscou Contra 007), Lorraine Garry (Crash), Murray Hamilton (Horror em Amityville), Carl Gottlieb (As Patricinhas de Beverly Hills), Jeffrey Kramer (Halloween 2) e Richard Dreyfuss (Contatos Imediatos de Terceiro Grau).

O legado de Tubarão

Pode-se dizer que Tubarão criou o modelo dos “blockbusters de verão” que dominou os anos 80, 90 e 2000, e perdura na indústria cinematográfica até hoje.

O filme se estabeleceu como o longa mais lucrativo da história de Hollywood até 1977, quando foi superado por Star Wars.

Ambos os filmes representaram grandes mudanças no modelo de negócios de Hollywood, que até hoje aposta em lucros milionários em filmes de ação ou aventura com premissas simples e grandes inovações técnicas – normalmente lançados durante o verão do hemisfério norte.

Tubarão foi seguido por três continuações – sem o envolvimento de Steven Spielberg – e inspirou inúmeros outros filmes.

Em 2001, o filme foi selecionado pela Biblioteca do Congresso Americano para ser preservado no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.

Na época, Tubarão foi descrito como “uma obra importante nos campos da cultura, história e estética”.

Agora você já pode conferir um dos filmes mais importantes de todos os tempos na Netflix! Relembre abaixo a icônica trilha sonora.



Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio