Morreu à toa

Vingadores Ultimato: Marvel se contradiz e morte de Tony Stark tem erro absurdo

Teoria aponta que Tony Stark sobreviveria ao estalo

Um dos maiores desafios de Vingadores: Ultimato foi entregar um final digno para o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. Existe, no entanto, um grande problema no seu sacrifício no trecho final do filme da Marvel.

No primeiro filme dos Vingadores, vemos que o Homem de Ferro é capaz de resistir aos poderes da lança de Loki, que tenta controlar a mente do herói encostando a ponta da arma no reator em seu peito.

Descobrimos que isso ocorre em razão do novo elemento criado por Tony Stark em Homem de Ferro 2. O novo reator em seu peitoral usa a energia do Tesseract, estudado pelo projeto Pegasus, que aparece também em Os Vingadores e Capitã Marvel.

Assim sendo, é possível afirmar que esse contato com uma das Joias do Infinito garantiu resistência às outras. Por isso ele não teve sua mente dominada e, possivelmente, por isso conseguiu lutar contra Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

Então como ele poderia ter morrido ao usar as Joias do Infinito em Vingadores: Ultimato? Veremos isso agora.

Erro em Vingadores: Ultimato

Teoricamente, o Homem de Ferro deveria ter desenvolvido alguma resistência ao uso das Joias, como vimos nos filmes anteriores. Ao mesmo tempo, ele precisava se sacrificar de alguma maneira.

Evidente que resistir uma Joia é bem diferente de usar todas ao mesmo tempo. É possível que ele sequer tivesse conseguido estalar os dedos sem essa resistência adquirida.

Mas ele poderia ter sobrevivido a isso, talvez perdido o braço, visto que o Hulk sobrevive por conta de seu contato com radiação gama.

Em todo caso, isso não afeta a percepção do filme como um todo, mas é possível que Tony Stark pudesse sobreviver ao ato no fim do filme. Isso especialmente se levarmos em conta que os poderes da Capitã Marvel também são originados das Joias do Infinito.

Os filmes da Marvel estão todos disponíveis no Disney+.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.