No Top 10

Cidade de Gelo: Sucesso da Netflix é baseado em história real? Descubra

Romance histórico é ambientado na Rússia do século XIX

Recém chegado na Netflix, o filme Cidade de Gelo está fazendo o maior sucesso com o público brasileiro! A produção russa é descrita como “um verdadeiro romance de contos de fadas”, e conseguiu conquistar inúmeros fãs com sua trama tocante e cheia de momentos de grande emoção.

O filme acompanha a história de Matvey, um jovem que trabalha como entregador em uma padaria. Vindo de uma família humilde, o único tesouro do protagonista são os patins prateados que herdou do pai.

De maneira surpreendente, os caminhos de Matvey acabam cruzando os de Alisa, a inteligente e estudiosa filha de um nobre oficial do governo, que se sente presa em sua luxuosa mansão.

Muitos fãs que já conferiram o longa ficaram com uma dúvida em mente: Cidade de Gelo é baseado em uma história real? Confira abaixo a resposta.

As inspirações de Cidade de Gelo

Embora Cidade de Gelo seja ambientada em um momento histórico real do Império Russo, o filme não é baseado em eventos da vida real!

Pelo contrário, o filme conta com inspiração em elementos de outras duas obras de ficção: Romeu e Julieta e o livro “Hans Brinker, or The Silver Skates” (Hans Brinker, ou Os Patins de Prata), publicado em 1865 pela escritora americana Mary Mapes Dodge.

O livro, por sua vez, traz uma divertida história ambientada no inverno holandês, sobre um jovem que se torna campeão de patinação no gelo

A história é ambientada em São Petersburgo, a capital do Império Russo, durante o inverno de 1899.

Nesse cenário impressionante, os rios congelados da cidade servem como avenidas naturais, nas quais os russos andam de patins e trenós, criam feiras e realizam festivais de inverno.

Classes sociais diferentes interagem nessa maravilha do inverno, e é nesse momento que o humilde Matvey conhece a aristocrata Alisa, uma jovem intelectual integrante de uma família nobre.

Cidade de Gelo traz Fedor Fedotov e Sofya Priss como protagonistas, e conta também com Kirill Zaytsev, Yuri Borisov, Aleksei Guskov, Severija Janusauskaite,Yuri Kolokolnikov, Timofey Tribuntsev, e Aleksandra Revenko no elenco.

O longa foi filmado nas cidades de São Petersburgo e Leningrado, aproveitando ao máximo os cenários naturais da Rússia.

Cidade de Gelo foi escolhido como o ato de abertura da 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Moscou, estreando em 1 de outubro de 2020.

O filme se estabeleceu também como um verdadeiro fenômeno de audiência na Rússia, faturando mais de 100 milhões de rublos em seu primeiro fim de semana de exibição.

Ao final das exibições no país, o filme já havia conseguido o impressionante montante de 500 milhões de rublos.

A Netflix adquiriu os direitos de transmissão internacional do longa no início de junho, e o longa chegou ao catálogo de diversos países no mesmo mês, tornando-se mais uma vez um fenômeno de audiência.

Além disso, o longa marcou época ao se tornar o primeiro filme russo a ser lançado como produção original da Netflix no mercado internacional.

Cidade de Gelo está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.