Possessão demoníaca

Conheça a história real que inspirou Invocação do Mal 3

Filme com Patrick Wilson e Vera Farmiga já está em cartaz nos cinemas

Para fãs de filmes de terror, Invocação do Mal é com certeza a franquia mais bem sucedida da atualidade. A série de filmes do diretor James Wan traz Vera Farmiga (Bates Motel) e Patrick Wilson (Aquaman) como protagonistas.

O que começou como uma história relativamente simples envolvendo os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren se tornou um verdadeiro universo compartilhado, com o lançamento de derivados como Annabelle e A Freira.

O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e promete conquistar uma grande audiência antes de ser disponibilizado no HBO Max.

Assim como os capítulos anteriores, o filme é baseado em uma história real; confira abaixo!

A trama de Invocação do Mal 3

Invocação do Mal 3 explora o “caso mais impressionante” da carreira de Ed e Lorraine Warren, que começa quando um policial encontra um jovem coberto de sangue andando sem rumo em uma estrada isolada.

Acusado de assassinato, o jovem afirma ter sido possuído por um demônio em sua defesa oficial, forçando os Warren a investigar uma força sobrenatural diferente de tudo que haviam visto antes.

Dirigido por Michael Chave (A Maldição da Chorona), o filme aborda o envolvimento do Casal Warren no caso real de Arne Cheyenne Johnson, um homem que afirmou estar possuído pelo Diabo ao apunhalar seu senhorio em 1981.

Curiosamente, Johnson esteve presente no exorcismo de um garoto chamado David Glatzel – no qual os Warren também estavam envolvidos.

Inspirações da vida real

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio adapta para o cinema a história real do julgamento de Arne Cheyenne Johnson, também conhecido como “o caso do Diabo me fez fazer”.

O caso é considerado o primeiro julgamento da história dos Estados Unidos em que a defesa tenta provar inocência com base em alegações de possessão demoníaca, e dessa forma, negar a responsabilidade pessoal do acusado.

Em 24 de novembro de 1988, na cidade de Brookfield, Connecticut, o jovem Arne Cheyenne Jonhson foi acusado de homicídio após apunhalar seu senhorio Alan Bono.

Antes do assassinato, a mesma cidade serviu como palco para o exorcismo de David Glatzel, um garoto de 11 anos supostamente possuído por uma entidade infernal.

Após diversas ocorrências sobrenaturais, a família Glatzel buscou a ajuda dos autoproclamados demonologistas Ed e Lorraine Warren, em um último esforço para “curar” David.

A família do garoto, junto com Ed e Lorraine, convenceram diversos padres a emitirem petições oficiais para a autorização de um exorcismo católico em David – o que deveria ser permitido previamente pela Santa Sé.

O processo de exorcismo durou vários dias, e segundo os envolvidos, o demônio deixou o corpo de David e passou a possuir Arne, que também estava presente no local.

Meses depois, Arne matou seu senhorio após apunhalá-lo diversas vezes durante uma discussão acalorada.

A defesa de Arne arguiu no tribunal que o jovem cometeu o crime sob a influência de uma entidade demoníaca, e que, por isso, não tinha responsabilidade sobre os atos.

O juiz declarou que a afirmativa como essa nunca poderia ser provada com evidências empíricas e científicas, e que esse tipo de defesa é inadmissível em um tribunal sério.

Arne foi condenado pelo crime, mas só serviu 5 anos de uma sentença de 20 anos.

Até hoje, Arne Cheyenne Johnson defende que foi possuído pelo demônio durante o crime. O ex-presidiário se casou com Debbie, a irmã de David Glatzel, e a união continua até hoje.

O julgamento atraiu a atenção de jornais do mundo inteiro, e foi adaptado em diversas obras culturais – incluindo Invocação do Mal 3. Confira abaixo uma foto do Arne Johnson da vida real!

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio já está em cartaz nos cinemas brasileiros! O filme será disponibilizado na HBO Max em 29 de junho.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.