História real

Filme da Netflix investiga macabro assassinato e faz sucesso

Homicídio na Costa do Sol acompanha crime chocante que abalou a Espanha

Homicídio na Costa do Sol é o mais novo lançamento de true crime na Netflix. Filmes e séries do gênero acompanham histórias e investigações de crimes reais, e costumam fazer muito sucesso na plataforma.

O novo documentário acompanha a história que chocou a Espanha em 1999: o desaparecimento da jovem Rocio Wanninkhof.

A produção já é elogiada por retratar a terrível história com um grande rigor jornalístico, sem apelar para o sensacionalismo e o circo midiático – tão conhecido em coberturas brasileiras sobre supostos serial killers.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a história chocante de Homicídio na Costa do Sol.

A história real de Homicídio na Costa do Sol

A história do documentário Homicídio na Costa do Sol começa em 1999, com o desaparecimento de Rocio Wanninkhof, uma jovem de 19 anos.

O sumiço da garota agitou a cidade de La Cala de Mijas, na costa sul da Espanha, próxima a Málaga.

A jovem deveria encontrar os amigos em uma feira local, mas nunca apareceu. No dia seguinte, a mãe de Rocio encontrou os sapatos da filha manchados de sangue. A polícia tentou seguir os rastros, mas não encontrou nenhum corpo.

Uma verdadeira multidão de pessoas se formou para procurar Rocio. A cobertura da mídia foi intensa, e 25 dias depois do desaparecimento, voluntários encontraram um corpo em estado avançado de decomposição.

Após exames laboratoriais, legistas comprovaram que o cadáver era realmente de Rocio. A mídia continua presente na cidade, acompanhando até mesmo o enterro da jovem.

A Guarda Civil da Espanha começou as investigações logo após a descoberta do corpo, e apresentou apenas uma suspeita: Dolores Vazquez.

Dolores era a nova esposa do ex-marido de Alicia, a mãe de Rocio. Embora não contasse com nenhuma evidência física, a polícia insistiu em processar Dolores, simplesmente pela mulher corresponder ao suposto “perfil psicológico” de uma assassina.

A mídia também adotou essa narrativa marcada por especulação, descrita como algo vindo diretamente de uma novela, ou de um filme de Pedro Almodóvar.

Dois anos depois da descoberta do cadáver, Dolores foi condenada pelo assassinato da garota. Mesmo se declarando inocente, ela recebeu uma sentença de 15 anos de prisão.

É aí que a história fica ainda mais complicada. Em uma cidade a cerca de 25 quilômetros de distância de La Cala de Mijas, mais uma garota desaparece.

Sonia Carabantes, de 17 anos, some misteriosamente a poucos passos de sua casa. Sua bolsa, telefone, e sangue, são encontrados na mesma região.

A história parece extremamente familiar para quem testemunhou o circo midiático do julgamento de Dolores, há quatro anos.

Será que o desaparecimento de outra jovem indica a ação de um serial killer? Seria Dolores inocente dos crimes pelos quais foi acusada?

Para saber as respostas dessas perguntas, você precisa assistir Homicídio na Costa do Sol, na Netflix! Confira abaixo o trailer.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.