Fim inusitado

Perfeição Insondável: Explicamos o final confuso do terror da Netflix

Terror deixou muitos fãs chocados e já está disponível

Alerta de spoilers!

A Netflix acrescentou mais um filme de terror ao seu catálogo: Perfeição Insondável.

Escrito e dirigido por Braden R. Duemmler, o longa-metragem foi lançado originalmente em 2020, em plataformas digitais. Ele finalmente chegou, em 2021, no catálogo brasileiro do streaming.

Interpretada por Ema Horvath, Libby é uma garota adolescente que fica cada vez mais suspeita do estranho novo namorado da sua mãe. Ele tem uma estranha obsessão por peixes.

Os primeiros 80 minutos do filme parecem um terror normal, com atmosfera lovecraftiana. Os cinco minutos finais, no entanto, entregam um desfecho chocante, perturbador e confuso.

Agora vamos destrinchar esse fim do filme, para facilitar o entendimento.

Na trama do filme, Liberty ‘Libby’ Wells volta para casa após passar o Verão em um acampamento em Adirondacks. Ela retorna para a casa da mãe e descobre que a mãe, Michelle, tem um novo namorado, chamado John.

A fim de fazer Libby gostar dele, John dá para ela um bracelete Navajo, com uma “pedra da vida” nele. Isso representa a deusa da fertilidade, supostamente.

John é um “geneticista marinho”, que busca ajudar animais de água doce se acostumarem a habitats salinos.

Ele transformou o porão da casa do lago da mãe da protagonista em um estranho laboratório para seus experimentos. Nesse local, ele tem um tanque cheio de lampreias, peixes com bocas circulares, que se prendem a outras coisas.

Em dado momento de Perfeição Insondável, John leva Libby para pescarem algumas lampreias, mas ela acaba menstruando. Com isso, John acaba ficando um tanto estranho. Ele acaba a assediando e depois lambe o sangue. Já deveria ser um indício bem claro de que ele é nada normal.

Para piorar, Libby vê John entrando no lago no meio da noite. Ela corre para acordar sua mãe, mas a porta do quarto está fechada. Depois de investigar, John diz a ela que ele estava sonâmbulo. Ela liga para sua melhor amiga e pede para ela ir até lá.

Enquanto isso, Michelle vai ficando cada vez mais enjoada e acha que pode estar grávida. Libby vai comprar um teste de gravidez e vê alguém parecido com John em um encontro com outra mulher.

De volta à casa, Libby passa um tempo com sua melhor amiga, Miley, enquanto John toma conta de Michelle. Miley confronta John e Michelle.

Em seguida, Libby acorda e descobre que Miley sumiu. Michelle, no entanto, não acredita que John tenha feito qualquer coisa.

Final inusitado

Libby eventualmente conta a John que Michelle mentiu sobre sua idade, sugerindo que ela está velha demais para ter um bebê. John não recebe a notícia bem.

Em dado momento, a filha vê a mãe e John fazendo sexo e percebe algumas escamas estranhas em John, como se ele fosse um animal marinho.

Mais tarde, Libby encontra sua mãe amarrada em um tanque de água no porão. Um monstro marinho desce a escada, mas ele não é capaz de encostar na água que está no chão.

Ele acaba se transformando em John, que parece estar ajudando Michelle a dar à luz uma criatura marinha, embora não vejamos o nascimento.

John vai para o lado de fora para vomitar algo brilhante e, enquanto está fora, Libby quebra o equipamento que John usava para bloquear os telefones. Ela consegue chamar a polícia e vê que John matou Miley para servi-la como comida às lampreias.

John acaba conseguindo agarrar Libby, mas ela joga sal nele, fazendo ele agonizar. Ela consegue resgatar sua mãe e as duas começam a correr. Parece que as duas vão escapar, mas John as alcança.

Sem sentido

Nesse ponto tudo foge do controle (mais ainda). Libby acorda amarrada no porão e um bando de homens como John quebram as paredes, revelam cadáveres. John cospe algo brilhante dentro da boca de Libby.

Na cena final, Libby acorda em um tanque com água, batendo no vidro, gritando. A câmera se distancia e mostra outras mulheres, que parecem estar em casulos. Eventualmente, ela parece conseguir respirar debaixo d’água e sorri.

Em outras palavras, John era uma criatura marinha de água doce, que precisava conseguir sobreviver em água salgada. Ele provavelmente estava tentando reproduzir enquanto isso.

No fim, aparentemente, ele consegue fazer isso ao transformar Libby em outra criatura marinha. Não faz muito sentido, mas é o que parece.

Perfeição Insondável está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.