Saga de sucesso

Real significado de frase misteriosa de Crepúsculo é revelado

Frase de "leão e cordeiro" é uma das mais famosas da franquia

Os livros e filmes de Crepúsculo estão cheios de citações memoráveis, mas a mais famosa é, sem dúvida, a do “leão e cordeiro” – mas o que isso realmente significa?

Em 2005, Stephenie Meyer compartilhou sua visão única de como os vampiros e lobisomens seriam e como eles coexistiriam com os humanos em seu romance de estreia, Crepúsculo.

O livro foi a primeira parte de uma série de quatro romances contando a história do romance problemático entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, que se deparou com vários obstáculos, como outro clã de vampiros conhecido como Volturi e um bando de lobisomens.

A série de livros Crepúsculo se tornou um grande fenômeno, construindo uma base de fãs sólida e leal em todo o mundo, mas também atraindo muitas críticas.

Ainda assim, isso não foi um obstáculo para os livros darem o salto para o cinema, então a Saga Crepúsculo foi lançada entre 2008 e 2012, com o romance final, Amanhecer, dividido em dois filmes. A Saga Crepúsculo expandiu a base de fãs dos livros e teve bastante sucesso nas bilheterias, embora não tanto com os críticos.

Muito pode ser dito sobre a qualidade dos filmes de Crepúsculo, mas do ponto de vista dos fãs dos livros, a saga atingiu seu objetivo de atrair seu público-alvo, e os filmes foram muito fiéis ao material de origem, com algumas das citações mais famosas (ou infames) dos livros que chegaram ao cinema.

A equipe por trás de Crepúsculo pretendia fazer um filme o mais fiel possível ao romance, então, para isso, Meyer foi contratada para participar do processo de produção. Meyer visitou o set e foi convidada a dar notas sobre o roteiro e uma versão preliminar do filme.

Meyer disse que a equipe de produção a deixou dar uma opinião sobre o filme e provavelmente “pegou 90 por cento do que ela disse” e fez parte do roteiro.

Ela também compartilhou que havia alguns detalhes muito específicos que ela queria manter para o filme, particularmente a inesquecível frase “e então o leão se apaixonou pelo cordeiro”, que Edward diz a Bella depois de revelar sua verdadeira natureza para ela.

O significado da frase de “leão e cordeiro”

A frase é bastante autoexplicativa no contexto de Crepúsculo, já que Edward constantemente expressou como ele era “um animal” (e Meyer explorou isso mais profundamente em Sol da Meia-Noite), e ele via Bella tão frágil que ela poderia ser uma presa, então ele, o leão, se apaixonou por ela, o cordeiro.

No entanto, os fãs deram-lhe outras interpretações, mais emocionais e sentimentais.

Alguns fãs veem o leão como uma figura forte e confiante, enquanto o cordeiro é apenas parte da multidão, portanto, ao se apaixonar pelo cordeiro, o leão mostra que pode encontrar beleza, tanto superficial quanto interior.

Outros veem isso como tendo uma conexão com uma passagem da Bíblia que diz “o lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode […]”, referindo-se a inimigos naturais se unindo em paz e harmonia, embora isso seria mais adequado com a relação tensa entre vampiros e lobisomens – pode-se argumentar, no entanto, que essa frase se tornou realidade quando Bella ajudou a reunir esses inimigos no final de Amanhecer.

Quanto ao motivo de Meyer ter lutado para que a frase de “leão e cordeiro” fosse mantida no filme, ela explicou (via Screen Rant) que era porque é a frase pela qual as pessoas conhecem Crepúsculo, e mesmo admitindo que a maneira como a roteirista Melissa Rosenberg escreveu soou melhor para o filme, ela insistiu em mantê-la palavra por palavra para evitar reações.

Se mudar ou omitir a frase de “leão e cordeiro” em Crepúsculo teria causado reação negativa ou não depende da imaginação dos fãs, embora muitos não se importassem em não ouvir isso no filme.

Filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.