Boxeador histórico

Rocky existiu na vida real e amou filme com Sylvester Stallone

Icônico personagem do cinema foi inspirado no lutador Chuck Wepner

Você sabia que Rocky, um dos filmes mais famosos de Sylvester Stallone, é baseado na história de um boxeador da vida real? Para criar o icônico personagem, Sly se inspirou na vida e carreira do atleta Chuck Wepner.

A franquia Rocky estreou nos cinemas em 1976, apresentando ao público o lutador da Filadélfia, com um coração de ouro e uma tenacidade indiscutível.

O personagem conta com um grande desenvolvimento com o decorrer da franquia, estabelecendo-se como um campeão mundial. Mais recentemente, Rocky também desempenhou um papel importante na franquia Creed, protagonizada por Michael B. Jordan.

O site Screen Rant revelou tudo sobre Chuck Wepner, o boxeador da vida real que inspirou Rocky; confira.

O Rocky da vida real

Rocky Balboa é baseado em Chuck Wepner, um boxeador que nasceu em 1939 e começou sua carreira com lutas improvisadas nas ruas de Bayonne, New Jersey.

Na época, o atleta ficou conhecido como “o Sangrador de Bayonne”, já que costumava sangrar muito durante os confrontos.

Assim como Rocky, Wepner teve um início bastante humilde de carreira. Já aposentado, o lutador falou sobre o assunto em uma entrevista ao Hudson Reporter, em 2007.

“Era um lugar difícil de se viver. Quem frequentava Bayonne eram trabalhadores das docas e agentes da base naval. Você realmente tinha que lutar para sobreviver”, comentou o atleta.

Wepner ganhou rapidamente uma reputação como adversário durão nos ringues, chegando a lutar em 41 partidas sem sofrer nenhum nocaute. A primeira derrota do boxeador, após uma longa sucessão de vitórias, foi contra o lendário Muhammad Ali.

Por sua luta contra Ali, Chuck Wepner ficou conhecido em todos os Estados Unidos. Foi também nessa época que Sylvester Stallone conheceu a inspiração de Rocky.

Assim como no confronto de Rocky e Apollo Creed, pouca gente acreditava que Wepner conseguiria vencer Ali. O boxeador, realmente, não venceu, mas proporcionou uma luta impressionante para o público, resistindo a diversos dos golpes da lenda do esporte – mesmo já tendo 35 anos.

Chuck Wepner lutou contra Muhammad Ali por 15 rounds brutais, chegando até a derrubar o adversário em pelo menos um momento.

Stallone falou sobre a inspiração de Rocky em uma das informações extra do DVD de Rocky.

“Lembro de ver um cara chamado ‘Sangrador de Bayonne’ lutando contra a maior máquina de boxe que já existiu. Isso me impressionou muito”, comentou o ator.

Chuck Wepner, além de servir como inspiração para Rocky, viveu uma longa e agitada trajetória! Da luta nas ruas à partidas com lendas como Muhammad Ali, Sonny Liston e George Foreman, passando por uma temporada na Marinha Americana.

O atleta está vivo até hoje, atualmente com 82 anos. Wepner também inspirou o filme The Brawler, no qual foi interpretado por Zach McGowan (Agents of SHIELD).

Wepner falou sobre sua relação com a franquia Rocky e Sylvester Stallone em uma entrevista em 2007.

“Essa é a minha vida nas telas! O Stallone pegou a minha trajetória e fez um filme. E eu adorei tudo”, comentou o atleta.

Filmes da saga de Rocky estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.