Sucesso espanhol

Tenebroso filme de terror do diretor de Jurassic World chega a Netflix

Saiba tudo sobre o aclamado longa O Orfanato, dirigido por J.A. Bayona

Se você gosta de filmes de suspense e terror, a Netflix é a plataforma perfeita para seu gosto. Além de disponibilizar em seu catálogo os filmes mais aclamados por público e crítica, a empresa também lança projetos independentes e histórias realmente bizarras.

A plataforma também se destaca por divulgar diversos filmes de terror internacionais, permitindo assim que o público confira o estilo assustador de inúmeros países.

Um dos lançamentos mais aguardados do gênero na Netflix é O Orfanato, um excelente filme espanhol lançado originalmente em 2007.

Descrito como “uma obra de terror gótico”, o longa é considerado um dos melhores filmes de terror já produzidos na Espanha.

Confira abaixo tudo sobre a trama, elenco e recepção crítica de O Orfanato!

A produção e trama de O Orfanato

O Orfanato, lançado originalmente em 2007, representa o primeiro projeto de grande alcance do diretor espanhol J. A. Bayona, que hoje em dia é mais conhecido por comandar Jurassic World 2: Reino Ameaçado.

Sergio G. Sánchez escreveu o roteiro do longa ainda em 1996, e o trouxe à atenção de Bayona em 2004.

O diretor, por sua vez, pediu ajuda ao amigo de longa data Guillermo del Toro para produzir o filme – e dobrar seu orçamento no momento das filmagens.

A intenção do cineasta era capturar o estilo do cinema espanhol dos anos 70, marcado por diretores como Luis Buñuel e pelo início da carreira de Pedro Almodóvar.

O longa traz a excelente atriz Belén Rueda como Laura, uma mulher que retorna ao seu lar de infância – um orfanato localizado em uma cidade isolada – com o objetivo de transformar o local em uma casa para crianças com deficiência.

No entanto, Simón, o filho da protagonista acaba desaparecendo sob estranhas circunstâncias, e Laura passa a desconfiar que o sinistro orfanato esconde segredos terríveis.

O Orfanato é marcado também pela presença da sinistra aparição Tomás, que é caracterizada como um pequeno garoto com uma espécie de saco cobrindo o rosto.

O elenco de O Orfanato

O elenco de O Orfanato é comandado pela talentosa atriz espanhola Belén Rueda, conhecida por performances em séries como Los Serrano e The Sea Inside.

Por sua performance no filme de terror, Rueda recebeu indicações a alguns dos prêmios mais importantes do cinema europeu na categoria de Melhor Atriz, como o Goya, o ACE e os do Festival de Cinema de Barcelona e de Fantasporto.

Fernando Cayo (Até o Céu) vive Carlos, o esposo de Laura e pai adotivo de Simón.

A atriz veterana Montserrat Carulla interpreta Benigna, uma misteriosa ex-funcionária do Orfanato, que se identifica para o casal de protagonistas como um assistente social.

Mabel Rivera (The Sea Inside) vive Pilar, a chefe de psicologia do departamento de polícia, que chega para investigar o desaparecimento de Simón.

O elenco do longa é completado por Geraldine Chaplin (The Crown) – a filha do clássico ator Charlie Chaplin – como Aurora, uma médium que tenta ajudar Laura a descobrir o paradeiro do filho.

Aclamação internacional

O Orfanato foi lançado originalmente no Festival de Cinema de Cannes, no qual foi aplaudido de pé por mais de 10 minutos.

A produção espanhola ganhou também os principais prêmios do Goya Awards, a premiação mais importante da indústria do cinema do país.

Com seu lançamento para o mercado internacional, o longa garantiu aclamação de público e crítica, sendo elogiado principalmente pela atuação do elenco e a presença do terror atmosférico, sem depender de sustos fáceis para a condução da trama.

No Rotten Tomatoes, O Orfanato tem 87% de aprovação. O filme já está disponível na Netflix; confira abaixo o trailer!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.