Profundo

Diretor revela real significado de O Exterminador do Futuro

Para James Cameron, vai muito além de robôs assassinos

O Exterminador do Futuro pode parecer uma história sobre robôs assassinos, mas, segundo James Cameron, trata-se apenas de uma alegoria sobre os seres humanos na vida real.

Com o aniversário de 30 anos de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, o diretor dos dois primeiros filmes da franquia falou sobre a temática da obra e como os exterminadores são uma metáfora para a raça humana.

“Nós, como seres humanos, nos tornamos exterminadores “, disse Cameron ao The Ringer”. Aprendemos a abandonar nossa compaixão. O Exterminador do Futuro, em última análise, não é sobre máquinas. É sobre a nossa tendência de nos tornarmos máquinas”.

Explorando a humanidade em O Exterminador do Futuro

Essa fala do diretor se encaixa com o que ele previamente declarou no livro The Futurist: The Life and Films of James Cameron, de Rebecca Keegan.

“Os filmes do Exterminador do Futuro não são realmente sobre a raça humana sendo morta por máquinas futuristas. Eles são sobre nós perdemos contato com nossa própria humanidade e nos tornarmos máquinas, o que nos permite matar e brutalizar uns aos outros”.

“Os policiais pensam em todos os não-policiais como menos do que são: estúpidos, fracos e maus. Eles desumanizam as pessoas que juraram proteger e se dessensibilizam-se para fazer esse trabalho”, disse James Cameron, explicando a escolha de tornar o vilão do segundo filme um policial.

Não por acaso os dois primeiros filmes da franquia permanecem como dois lendários filmes de ficção científica, que ajudaram a solidificar a carreira de James Cameron.

O Exterminador do Futuro 2 pode ser assistido por meio do Amazon Prime Video. Já o primeiro requer assinatura do MGM dentro do Prime Video Channels.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.