Polêmica

Donos de cinema culpam Disney+ por queda brusca de Viúva Negra na bilheteria

Filme da Marvel entrou em cartaz, mas também ficou disponível na plataforma de streaming

Donos de cinema acreditam que o Disney+ é o culpado por Viúva Negra ter uma queda de quase 70% de bilheteria entre a semana de estreia e a segunda semana em exibição. Os empresários usam pesquisas que apontam um rendimento maior se o filme da Marvel não estivesse no streaming.

Por conta da pandemia do coronavírus (covid-19), a Disney decidiu deixar Viúva Negra também no streaming. Mesmo assim, os assinantes do Disney+ precisam pagar uma taxa extra pelo Premier Access.

Para o estúdio, a decisão parece ter rendido bons frutos. Mas, pesquisas da Associação de Cinemas dos EUA afirmam que o streaming tirou até US$ 50 milhões de bilheteria dos cinemas apenas na estreia de Viúva Negra.

“Apesar da decisão da Disney em ter lançamento simultâneo na era pós-pandemia, fica claro que um lançamento exclusivo no cinema significa mais lucro para todos investidores durante o ciclo do longa. Estão ignorando que o dinheiro do Premier Access não é novo, mas uma antecipação do ganho em plataformas digitais. Combinando esses dados, é mostrado que o lançamento simultâneo vai custar dinheiro para Disney durante a vida do filme”, diz a nota da associação.

Os empresários ainda pedem que o lançamento simultâneo “fique apenas para a história da pandemia”. Ao que parece, isso deve mesmo acontecer, já que a Disney ainda não deu sinal de que adotará a estratégia para lançamentos da Marvel após Viúva Negra.

Viúva Negra está no cinema

O elenco de Viúva Negra tem Scarlett Johansson (Vingadores: Ultimato), Florence Pugh (Midsommar), David Harbour (Stranger Things), Rachel Weisz (A Favorita) e O-T Fagbenle (The Handmaid’s Tale). O filme é dirigido por Cate Shortland.

O filme da Marvel se passa entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita.

O longa começaria uma nova fase do MCU com um prelúdio, mas por conta da pandemia, Viúva Negra chega já com essa trama em andamento graças aos seriados do MCU.

A trama deve ser a despedida da heroína. Em Vingadores: Ultimato, a Viúva Negra morre – mas esse longa deve revelar segredos da personagem que não foram respondidos, bem como dá uma aventura solo para ela.

Além do Disney+, Viúva Negra também está disponível no cinema.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir ao filme da Viúva Negra, no momento a partir do Premium Access.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.