Festival de Cannes: Com engano de Spike Lee, Titane é o vencedor da Palma de Ouro

Presidente do júri anuncia o grande prêmio antes e revela o primeiro vencedor após o fenômeno Parasita

Publicado em 17/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Presidente do júri do Festival de Cannes em 2021, o diretor Spike Lee se enganou e revelou o vencedor do principal prêmio da noite antes. Com isso, o público soube que Titane é o grande vencedor da Palma de Ouro.

A apresentadora da cerimônia na França pediu para Spike Lee quem era o vencedor do “primeiro” prêmio da noite. O cineasta entendeu o “principal” e fez o anúncio.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“O filme que venceu a Palma de Ouro foi Titane”, disse o diretor.

Titane é um filme de Julia Ducournau, com Vincent Lindon como protagonista e com a estreante Agathe Rousselle. A história foca no reencontro de um pai com um filho que some por 10 anos. Porém, esse garoto que retorna é, na verdade, Alexia, uma mulher que deixa um rastro de mortes por onde passa.

Tudo começa quando ela sofre um acidente e precisa colocar uma placa de titânio na cabeça – por isso o nome do filme. Para fugir da polícia, ela adota a identidade do menino sumido. O homem não se importa em fazer o teste de DNA e quer apenas o filho de volta, sem imaginar quem é realmente o novo Adrien.

Com a vitória, o francês Titane é o primeiro filme a vencer a Palma de Ouro após o fenômeno Parasita. Em 2020, a premiação foi cancelada por conta da pandemia.

Mais vencedores do Festival de Cannes em 2021

Apesar da vitória de Titane na Palma de Ouro, os outros prêmios foram diversificados. Leos Carax venceu o prêmio de Melhor Direção por Annette.

O Melhor Ator foi Caleb Landry Jones, com Nitram, enquanto a Melhor Atriz ficou com Renate Reinsve, em The Worst Person in the World. O Melhor Roteiro foi para Ryûsuke Hamaguchi, em Drive My Car.

Os principais prêmios foram encerrados com empates. O Grand Prix, considerado o segundo lugar da Palma de Ouro, ficou com A Hero e Compartment No. 6.

O Prêmio do Júri também teve um empate com Ahed’s Knee e Memoria.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio