Filme da Netflix conta caso perturbador da ginástica artística

Documentário Atleta A aborda os abusos sexuais cometidos pelo médico Larry Nassar

Publicado em 29/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Atualmente, as Olimpíadas estão fazendo o maior sucesso com o público brasileiro. Se você se interessa pelo tema, a Netflix conta com um documentário sobre um dos mais perturbadores e tristes escândalos da história da ginástica artística: Atleta A. Até hoje, o tema do documentário traz repercussões extremamente trágicas para o esporte.

Lançado em 2020 por Boni Cohen e Jon Shenk, o documentário aborda a história dos abusos sexuais cometidos pelo médico Larry Nassar contra várias jovens ginastas, e os jornalistas que denunciaram esses terríveis crimes.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O longa conseguiu aprovação de 100% no Rotten Tomatoes após seu lançamento. O longa é essencial para quem deseja entender como os atos desprezíveis de um homem – encobertos por uma organização esportiva – podem modificar para sempre o futuro de um esporte e destruir os sonhos de muita gente.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a história real de Atleta A na Netflix.

A triste história de Atleta A

Atleta A começa com a história de Maggie Nichols, uma atleta que dedicou a vida inteira ao time nacional de ginástica artística dos Estados Unidos. Seu grande sonho era concorrer nas Olimpíadas, e a ginasta tinha potencial para participar dos jogos do Rio de Janeiro, realizados em 2016.

No entanto, os sonhos de Maggie são completamente destroçados quando ela sofre abuso sexual nas mãos de Larry Nassar, o médico oficial da Ginástica dos Estados Unidos (USAG) – visto por todos como um profissional dedicado e pilar da comunidade.

Também em 2016, uma equipe de jornalistas de Indianápolis (formada por Mark Alesia, Tim Evans e Marisa Kwiatkowski – noticiou que técnicos predatórios de ginástica eram sempre trocados de academia, mas nunca processados por seus crimes.

A investigação jornalística revelou também que a USAG protegia os técnicos abusadores, e costumava quebrar a lei por não reportar alegações de abuso às autoridades.

Após ter acesso à reportagem, a ginasta Rachael Denhollander resolveu contar sua história.

Em uma entrevista aos jornalistas, a atleta relatou todos os abusos que sofreu nas mãos de Larry Nassar. Jessica Howard, também revelou abusos similares. Na mesma época, Jamie Dantzher, uma ginasta que chegou a competir nas Olimpíadas, também corroborou as alegações.

A grande dúvida dos repórteres era a quantidade de vítimas de Nassar, já que o número de relatos crescia a cada dia.

Ao final da reportagem, a equipe reuniu relato de 500 ginastas, incluindo 9 atletas que competiram nas Olimpíadas.

O documentário, então, investiga e analisa o sistema de abuso institucionalizado e corrupção no mundo da ginástica.

O filme também mostra a reação dúbia da organização americana de ginástica, e revela o que aconteceu com Nassar após a divulgação dos relatos.

Atleta A está disponível na Netflix. Veja abaixo o trailer do longa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio