História real

Forte drama com Nicole Kidman e Russell Crowe chega na Netflix

Boy Erased conta história de jovem forçado a participar de programa de "cura gay"

Está preparado para chorar? A Netflix acaba de disponibilizar em seu catálogo o emocionante drama Boy Erased: Uma Verdade Anulada, filme com Nicole Kidman, Russell Crowe e Lucas Hedge, que aborda a traumática e cruel prática de “reorientação sexual”, mais conhecida como “cura gay”.

Lançado inicialmente em 2019, Boy Erased é baseado em uma história real. O filme se inspira no livro autobiográfico de mesmo nome, lançado por Garrard Conley em 2016.

O filme foi escrito e dirigido por Joel Edgerton, e estabeleceu-se como um grande sucesso com a crítica especializada, recebendo grandes elogios pelas performances do elenco.

Boy Erased contou com duas indicações ao Globo de Ouro, e recebeu o troféu de Melhor Filme na premiação da associação LGBTQ+ GLAAD.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e o elenco de Boy Erased.

A trama de Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Boy Erased: Uma Verdade Anulada acompanha a história de Jared Eamons, o filho de um pastor batista de cidade pequena, obrigado a lidar com terríveis consequências após ter sua sexualidade revelada para a família.

O pai e a mãe de Jared tentam conciliar o amor pelo filho com as crenças religiosas, falhando no processo. Ambos dão preferência aos dogmas da Igreja em relação à segurança, felicidade e saúde mental do filho.

Temendo perder a família, os amigos e toda uma comunidade, Jared é pressionado a participar de um programa de “terapia de conversão”, com o objetivo de “se curar da homossexualidade” e “virar hétero”.

No fundamentalista, triste e intolerante programa, Jared passa a questionar e entrar em conflito com o líder dos jovens, iniciando sua própria jornada para encontrar sua própria voz e aceitar seu eu verdadeiro.

O filme faz um ótimo trabalho ao mostrar que programa de “cura gay” são experiências extremamente traumáticas para pessoas LGBTQ+, e não trazem nenhum benefício para os participantes.

Afinal de contas, não há como curar algo que não seja uma doença. Boy Erased também mostra como a pressão social e religiosa influenciam o preconceito e intolerâncias das pessoas, principalmente em cidades pequenas.

O elenco de Boy Erased

Boy Erased conta com diversos astros e estrelas do cinema. A atuação do elenco foi um dos aspectos mais elogiados do longa.

Lucas Hedges (LadyBird) protagoniza o longa no papel de Jared Eamons, baseado nas experiências pessoais do escritor Garrard Conley. Por sua performance, Hedges foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator.

Conley cresceu em uma família cristã-radical no estado americano do Arkansas, onde foi obrigado a passar pela terapia de conversão.

Nicole Kidman (Os Outros, Aquaman, Moulin Rouge, Big Little Lies) vive Nancy Eamons, uma cabeleireira e mãe de Jared.

Russell Crowe (Gladiador, Os Miseráveis) é o pai de Jared, Marshall Eamons. O personagem é um bem sucedido revendedor de carros e pastor batista.

Joel Edgerton (que também é o diretor do longa), interpreta Victor Sykes, o líder do grupo de “cura gay”. O personagem é baseado no pregador John Smid, que se autoproclamava “ex-gay”, e afirmava poder “curar a homossexualidade”.

Após décadas defendendo a terapia de conversão sexual, Smid se casou com Larry McQueen (outro homem) em 2014. O casal gay continua unido até hoje, vivendo no Texas.

Joe Alwyn (A Favorita) vive Henry Wallace, o jovem responsável por uma boa parte dos traumas de Jared.

Xavier Dolan (A Morte e Vida de John F. Donovan) vive Jon, outro jovem que participa do programa de conversão sexual.

O cantor Troye Sivan é Gary, outro participante da terapia de conversão sexual, que apenas finge aderir aos preceitos do programa.

Cherry Jones (The Handmaid’s Tale, Succession) interpreta a Dra. Muldoon, uma médica que atende Jared quando o jovem começa a questionar sua sexualidade.

Flea, o baixista da banda Red Hot Chilli Peppers, faz uma participação especial como Brandon, o temido preparador físico da terapia de conversão sexual.

O elenco de Boy Erased: Uma Verdade Anulada é completado por Britton Sear (Unfinished Business), Théodore Pellerin (The OA), Madelyn Cline (Outer Banks), Emily Hinkler (The Good Doctor) e Jesse LaTourette (Tem Alguém na sua Casa).

Boy Erased: Uma Verdade Anulada já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.