Inspiração

Loki cria multiverso na Marvel, mas DC começou primeiro

Estúdios estão em movimento visto anteriormente nos quadrinhos

Os fãs da Marvel ficaram malucos com Loki iniciar o multiverso no MCU. Mas, a DC já trabalha a ideia na TV e no cinema antes, com o multiverso sendo oficializado pelo Arrowverso no crossover Crise nas Infinitas Terras.

Antes, a DC trabalhou personagens famosos, como Batman e Superman, com diferentes elencos e tramas. Até 2019, não existia uma conexão entre eles, até que Crise nas Infinitas Terras estabeleceu: todas produções do estúdio estavam dentro desse grande multiverso.

No especial, até mesmo o Flash de Grant Gustin, da TV, tem uma interação com o Flash do cinema, de Ezra Miller. Depois do crossover do Arrowverso, a DC logo tornou público os planos de levar a ideia do multiverso de forma direta ao cinema.

Em 2020, Walter Hamada, presidente da DC Filmes, comentou que o multiverso já estava funcionando. The Flash, com Ezra Miller, estava confirmado para tocar no tema entre os filmes da editora.

“Alguns personagens (como Mulher-Maravilha, da senhorita Gal Gadot) vão continuar as aventuras na Terra 1, enquanto outros (como The Batman com Robert Pattinson) são da Terra 2. The Flash vai, por exemplo, juntar o universo de dois Batmans, com o retorno de Ben Affleck e Michael Keaton voltando como o Batman dos filmes de Tim Burton”, explicou o executivo.

Com Loki, a Marvel confirma que está indo na mesma direção que a DC. Porém, esse movimento não é algo inédito ou exatamente novo. Nos quadrinhos, as duas editoras já partiram para a mesma trama para acomodar diferentes personagens, interações e histórias no mesmo multiverso.

The Flash e Loki causam coincidência entre DC e Marvel

O curioso é que Loki e The Flash causam coincidência entre DC e Marvel e acirram a rivalidade entre os estúdios. Por mais que a DC trabalhe a mais tempo na trama, até de forma pública, lançamentos no cinema ligados ao multiverso chegam praticamente juntos.

Loki abre o multiverso na Marvel, com a história ganhando grandes proporções em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Como citado antes, o multiverso da DC continuará em The Flash, também sendo abordado diretamente.

Além de duas versões do Batman, o filme da DC deve ainda ter duas versões do Flash. Imagens de bastidores mostram gravações de Ezra Miller interagindo com um dublê. Veja mais abaixo.

A coincidência é que The Flash chega em 2022 junto com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Apesar dos dois estúdios apostarem na mesma trama, resta saber agora como cada um usará ela daqui para frente.

O que parece é que o MCU será mais unificado, mesmo com o multiverso – Kang deve ser o vilão que fará heróis de todos cantos lutarem pelo mesmo objetivo. Já a DC parece usar o multiverso como nos quadrinhos, para acomodar diferentes versões do mesmo personagem em mídias iguais ou parecidas.

Loki tem todos episódios no Disney+. The Flash chega em 4 de novembro de 2022, enquanto Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia em 25 de março de 2022.

Clique aqui para assinar o Disney+ e conferir Loki.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.