Bizarro

Luca erra com momento sádico no Disney+

Uma parte da história parece estranhamente sombria para uma animação infantil

Contém spoilers!

Em Luca, animação da Disney e Pixar disponibilizada no Disney+, dois monstros marinhos disfarçados de humanos enfrentam um dilema difícil enquanto navegam pela vida terrestre durante o verão na cidade italiana de Portorosso.

Luca fugiu de sua casa subaquática porque quer liberdade na superfície, enquanto Alberto anseia por uma Vespa própria para poder viajar pelo mundo, dando-lhes a missão perfeita enquanto tentam encontrar um senso de identidade.

Isso os leva a fazer parceria com uma garota local, Giulia, e a um trabalho com seu pai, Massimo, para arrecadar dinheiro. No entanto, como eles tentam obter fundos pescando com o homem, por mais divertido que seja, é também um aspecto muito sádico da história (via Comic Book Resources).

A sádica parte da história de Luca

Massimo é um pescador experiente e quer aumentar sua safra para ganhar mais dinheiro para sua família. Vendo os meninos tão desesperados e ambiciosos, ele os leva em seu barco, mas tudo fica muito estranho quando eles atingem o mar aberto porque estão caçando seus próprios semelhantes.

Existem fragmentos cômicos em que a auto realização atinge, mas, eventualmente, os adolescentes colocam de lado o fato de que estão matando sua espécie.

Eles só se preocupam em ganhar dinheiro, então isso parece bastante cômico e irreverente quando na verdade é muito sombrio. Luca até foi avisado sobre barcos matando sua espécie, então ele deveria pelo menos ficar preocupado com essas viagens de pesca.

Em vez disso, Luca e Alberto se concentram apenas em não se molhar ou serem jogados ao mar. A história deveria ter tentado libertar alguns peixes, sabotar missões ou mesmo tentar salvar um outro monstro marinho, que foi pego nas redes.

Essas experiências poderiam tê-los feito apreciar ainda mais aquilo que ignoraram e entender que consideravam a vida marinha algo natural. Afinal, o filme indica essa rivalidade e genocídio como grande parte do motivo pelo qual a família de Luca deseja permanecer escondida.

Isso poderia ter acrescentado nuances a Luca, mostrando a ele e a Alberto por que os humanos precisam pescar e por que têm medo de monstros marinhos. Mas é um ponto que não é devidamente explorado na animação, permanecendo apenas como uma parte estranhamente sombria e inusitada da história.

Luca, da Disney e Pixar, está agora disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.