Melhor filme de ação de Sylvester Stallone está na Netflix

Rambo: Programado para Matar é um dos projetos mais famosos do astro de ação

Publicado em 15/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para os fãs de Sylvester Stallone, a Netflix é de longe a melhor plataforma de streaming. Além de contar com franquias como Rocky, a companhia disponibiliza também um dos melhores filmes de ação do astro em seu catálogo: Rambo: Programado para Matar.

O filme Rambo: Programado para Matar (First Blood, no original em inglês), é o primeiro filme de uma das franquias de ação mais icônicas da história do cinema, tendo sido lançado em 1982.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O longa foi essencial para estabelecer Sylvester Stallone como um grande astro de ação, possibilitando a produção de diversas sequências e derivados.

Looper, um site de cinema, analisou as principais qualidades do primeiro filme de Rambo, disponível na Netflix. Confira abaixo.

Por que você deve assistir Rambo?

Prestes a completar 40 anos de lançamento, Rambo: Programado para Matar ainda se destaca entre os outros filmes de ação de Sylvester Stallone.

Baseado em um livro homônimo escrito por David Morrell, a história foca em John J. Rambo, um veterano da Guerra do Vietnã que retorna aos Estados Unidos e viaja para a cidade de Hope, Washington, para visitar um velho amigo.

A viagem rapidamente se torna uma jornada perigosa, quando Rambo vira alvo de um policial local, que engatilha os flashbacks de batalha do protagonista e inicia um terrível jogo de gato e rato.

Além de ser um grande sucesso cultural, Rambo: Programado para Matar conta com 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo considerado um dos filmes de ação mais influentes de todos os tempos.

Não só Sylvester Stallone, mas o elenco inteiro do longa foi bastante elogiado por suas performances, como Richard Crenna (Coronel Sam Trautman) e Brian Dennehy (Xerife Will Teasle).

O filme também se estabeleceu como um grande sucesso de bilheteria, faturando 125 milhões de dólares com um orçamento de produção de apenas 15 milhões.

Mas afinal de contas, o que faz de Rambo um filme tão especial? Por que o longa foi tão importante na carreira de Sylvester Stallone?

Embora tenha construído sua reputação como um filme de ação, Rambo conta com uma história bastante profunda, que aborda temas importantes da sociedade.

Em seu núcleo narrativo, Rambo: Preparado para Marcar é uma análise das atitudes da população americana em relação aos veteranos do Vietnã, ao final da guerra.

Na época, a maioria das pessoas já acreditava que a intervenção americana no país asiático era imoral e desnecessária.

Essa conclusão acabou afetando o tratamento dos soldados que lutaram na guerra – muitas vezes obrigados – no retorno aos Estados Unidos.

A fricção é comprovada pelo conflito de John Rambo e o Xerife Teasle, que representa a base da trama do primeiro filme.

Além disso, Preparado para Matar oferece também um olhar sensível e real sobre os efeitos da guerra nos soldados e o estresse pós-traumático sofrido por oficiais.

O enredo do longa “começa” quando o protagonista tem seu primeiro flashback da guerra, mostrando o modo de pensamento de sobrevivência que manteve Rambo vivo no Vietnã.

De acordo com o autor David Morrell, Rambo é baseado em Audie Murphy, um veterano da Segunda Guerra Mundial que sofreu com um extremo estresse pós-traumático após o término do conflito.

“Tanto o livro quanto o filme retratam uma pessoa com estresse pós-traumático”, afirmou o escritor em uma entrevista ao site Digital Spy.

Rambo: Preparado para Matar está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio