Hit internacional

Netflix faz sucesso com filme de heróis que não é da Marvel e nem da DC

Baseada em HQ, produção russa Major Grom Contra o Dr. Peste está no Top 10 mundial da plataforma

O filme Major Grom contra o Dr. Peste está fazendo o maior sucesso na Netflix. A produção russa não é da Marvel nem da DC, mas oferece ao público uma interessante e criativa história de super-heróis, fugindo dos clichês do gênero.

O longa é o primeiro filme da história a ser adaptado a partir de uma HQ russa, especificamente a obra homônima criada por Artyom Garelyanov.

Major Grom contra o Dr. Peste é ambientado em São Petersburgo, e acompanha a história do policial Igor Grom, que utiliza métodos pouco convencionais para capturar um vigilante mascarado conhecido como Dr. Peste.

Após dividir a opinião dos críticos na Rússia, o filme estreou na Netflix e conquistou o público mundial – figurando no Top 10 do Brasil e de vários outros países.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, elenco e recepção crítica de Major Grom contra o Dr. Peste.

A trama e recepção crítica de Major Grom contra o Dr. Peste

Major Grom contra o Dr. Peste, como o próprio nome já diz, acompanha o confronto entre os dois personagens titulares, situados em lados completamente opostos da lei.

O policial Major Igor Grom é conhecido em São Petersburgo por seu caráter intimidante, inteligência excepcional e atitude firme perante aos criminosos de todos os tipos.

No entanto, a rotina do Major vira de cabeça para baixo quando um vigilante mascarado batizado de Dr. Peste começa a chocar a cidade com seus terríveis crimes.

O Dr. Peste declara que a metrópole russa está “infectada com a doença da corrupção”, e que o único “tratamento” é matar todas as pessoas que escaparam das repercussões originais de seus crimes – seja por dinheiro, influência ou poder político.

A população da cidade se agita, principalmente com a divulgação de vídeos das ações do Dr. Peste em um dos maiores aplicativos sociais da Rússia.

Nesse cenário caótico, o Major Grom tenta de tudo para descobrir a identidade de assassino mascarado – cuja revelação pode mudar para sempre o destino de toda a cidade.

O filme conseguiu críticas relativamente positivas da imprensa russa, garantindo 71% de aprovação no site Kritika Stvo, o maior agregador de resenhas de cinema do país.

Entre os aspectos elogiados do longa, destacam-se o impressionante visual, os efeitos especiais, a caracterização de um versão fictícia de São Petersburgo e a atuação do elenco, principalmente do intérprete do Major Grom.

Por outro lado, o filme foi criticado por sua mensagem nas entrelinhas, considerada “anti-liberal” e “pró-polícia”.

O elenco de Major Grom contra o Dr. Peste

O elenco de Major Grom contra o Dr. Peste é formado inteiramente por atores e atrizes russo, ou artistas do leste europeu.

Tikhon Zhiznevsky interpreta o Major Igor Grom, protagonista do longa e um dos detetives mais competentes de São Petersburgo.

Lyubov Aksyonova vive Yulia Pchelkina, uma blogueira e jornalista, que também tenta descobrir a identidade do Dr. Peste.

Aleksei Maklakov interpreta o Coronel General Fedor Prokopenko, o chefe de Igor Grom e dirigente da polícia de São Petersburgo.

O jovem ator Aleksandr Seteykin vive Dmitry “Dima” Dubin, um trainee da polícia e pupilo de Igor Grom.

Sergei Gorshkov dá vida a Sergei Razumovsky, o bilionário criador da rede social Vmeste, também conhecido por seus atos de filantropia.

Dmitry Chebotarev interpreta Oleg Volkov, amigo de infância e guarda-costas de Razumovsky.

Mikhail Evlanov vive Evgeny Strelkov, um oficial do Serviço Secreto Russo, mandado a São Petersburgo para investigar os crimes do Dr. Peste.

Albert Vasiliev vive Booster Ignat, um dos informantes de Grom, e líder de uma gangue de fãs de futebol.

O elenco de Major Grom contra o Dr. Peste conta também com Anton Bogdanov, Nikita Kologrivy, Oisel More Despaigne, Yuri Nasonov, Anna Nevskaya, Yuri Vaskman, Vitaly Khaev e Yulia Pashruta.

Major Grom contra o Dr. Peste está disponível na Netflix! Confira abaixo o trailer.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.