Herói de Guerra

Rambo de Sylvester Stallone é inspirado em pessoa real

Protagonista da franquia de ação tem elementos do soldado americano Audie Murphy

Você sabia que John Rambo, o personagem de Sylvester Stallone em uma das franquias mais famosas da história do cinema, foi inspirado em um soldado real? O escritor David Morrell  revelou nos comentários do DVD do 1º filme, que Rambo apresenta elementos do herói de guerra Audie Murphy.

Nascido em 1925, Audie Murphy foi um soldado, ator, cantor e rancheiro americano, considerado um dos combatentes mais decorados da Segunda Guerra Mundial.

Murphy recebeu todas as honras militares possíveis do Exército Americano, além de premiações na França e na Bélgica.

Veja abaixo tudo que se sabe sobre as semelhanças de Rambo e Audie Murphy.

John Rambo e Audie Murphy

Audie Murphy nasceu em uma grande família de trabalhadores rurais no estado do Texas. Abandonado pelo pai na infância, Murphy também perdeu a mãe na adolescência, sendo forçado a deixar a escola para ajudar a sustentar a família.

Após o ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, em 1941, Murphy convenceu sua irmã mais velha a ajudá-lo a falsificar a documentação de alistamento no exército, já que não tinha a idade mínima para servir.

Inicialmente rejeitado pelo Exército e Marinha (por seu baixo peso), Murphy eventualmente conseguiu se alistar. 

A primeira ação do soldado no Exército foi na Invasão dos Aliados à Sicília. Além disso, o jovem participou da Batalha de Anzio, da Liberação de Roma e da invasão ao Sul da França.

Audie Murphy recebeu a Medalha de Honra com apenas 19 anos. Para garantir a honra militar, o soldado lutou sozinho contra um batalhão de soldados nazistas por uma hora em janeiro de 1945.

Após o final da guerra, Murphy embarcou em uma carreira de 21 anos na indústria do entretenimento.

Em 1955, Audie Murphy interpretou a si mesmo no filme biográfico To Hell and Back, sobre suas experiências na Segunda Guerra.

Embora tenha feito grande sucesso com filmes de guerra, a maioria dos projetos de Audie Murphy em Hollywood foram filmes de faroeste.

O ator também fez participações especiais em séries de TV como Whispering Smith. 

Murphy se estabeleceu também como um ótimo compositor. Uma das maiores paixões do ex-soldado eram os cavalos. 

Em um hiato de sua carreira no cinema, Murphy inaugurou um rancho de criação de cavalos na Califórnia, e começou a competir em competições de hipismo.

Uma das principais semelhanças de Audie Murphy e John Rambo é o fato dos dois sofrerem de estresse pós-traumático. 

Murphy costumava dormir com uma arma carregada debaixo do travesseiro. O ex-soldado buscava a tranquilidade por meio de remédios para dormir, que se tornaram um grande vício em sua maturidade.

Em seus últimos anos de vida, Audie Murphy se viu assolado por problemas financeiros, mas se recusou a aparecer em comerciais de bebidas e cigarros, já que não desejava servir como mau exemplo.

Audie Murphy morreu em um acidente de avião na Virgínia em 1971, pouco antes de seu aniversário de 46 anos.

O guerreiro foi enterrado com honras militares no Cemitério Nacional de Arlington. Até hoje, seu túmulo é um dos mais visitados da necrópole.

Os filmes de Rambo estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.