Publicidade

Luto

Richard Donner, diretor de Superman e Os Goonies, morre aos 91 anos

Cineasta também ficou conhecido pelo trabalho em Máquina Mortífera

Publicado por Bruno Tomé

05/07/2021 16:37

O diretor Richard Donner morreu aos 91 anos. O cineasta era conhecido pelos filmes de Superman, Os Goonies e Máquina Mortífera.

A confirmação da morte foi feita pelo esposa do diretor, Lauren Schuler Donner. O falecimento aconteceu no dia 5 de julho. A causa da morte ainda não foi revelada.

O aclamado cineasta marcou principalmente os anos 1970 e 1980. No final da década de 70, trouxe o clássico Superman com Christopher Reeve.

Praticamente uma década depois, lançaria a franquia Máquina Mortífera com Mel Gibson e Danny Glover. Nesse meio tempo, em 1985, Richard Donner ainda dirigiu Os Goonies, um clássico de Hollywood.

No total, Donner trabalhou em dois filmes do Superman e nos quatro longas de Máquina Mortífera. O diretor morre deixando uma quinta continuação com Mel Gibson e Danny Glover em desenvolvimento.

Carreira de clássicos em Hollywood

Richard Donner não teve a carreira mais premiada quando se trata de grandes premiações. O destaque nesse sentido foi apenas um Saturn Awards por Superman: O Filme, em 1979.

Mas, o cineasta ganhou a maior honraria que um artista poderia ter. Donner será lembrado para sempre pelos clássicos citados acima.

Trabalhando na TV desde os anos 1960, Donner fez a estreia no cinema em 1976, com A Profecia, estrelando Gregory Peck e Lee Remic. Apenas dois anos depois, o diretor faria uma das grandes obras dele, Superman.

Aos poucos, Donner se afastou da direção e apostou mais na produção. Nos anos 2000, trabalhou em filmes como X-Men e X-Men Origens: Wolverine. Antes, também recebeu créditos por Free Willy e Os Garotos Perdidos.

Com a franquia Máquina Mortífera, o diretor entrou no grupo exclusivo dos cineastas que faturaram mais de um bilhão em bilheteria.

O último trabalho na cadeira de diretor foi em 16 Quadras, de 2006, com Bruce Willis no papel principal. Já o citado X-Men Origens: Wolverine foi um dos trabalhos finais como produtor, além de Black & White in Colors, de 2012.

Publicidade