Dos anos 90

Um dos melhores filmes de ação de Van Damme está na Netflix

Lançado em 1993, O Alvo é até hoje um dos longas mais famosos do astro belga

Não há dúvidas: Jean Claude Van Damme é um dos astros de ação mais icônicos da história do cinema. Fãs do ator podem comemorar, pois um dos melhores filmes do belga está disponível na plataforma: O Alvo.

Lançado inicialmente em 1993, O Alvo marcou história ao classificar-se como o primeiro grande projeto de Hollywood dirigido por um cineasta chinês: John Woo.

A trama do longa é baseada no livro “O Jogo Mais Perigoso”, de Richard Connell, lançado em 1924, além de contar com elementos da primeira adaptação cinematográfica da história, que estreou em 1932.

Embora tenha dividido a crítica especializada na época do lançamento, O Alvo se estabeleceu como um grande sucesso de bilheteria. Com o tempo, o filme passou a ser considerado um longa “cult”, principalmente por suas sequências de ação.

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama e elenco de O Alvo.

A trama de O Alvo

O Alvo acompanha a história de Chance Bondreaux, interpretado por Jean Claude Van Damme, um humilde e honesto estivador que trabalha nas docas de Nova Orleans.

O protagonista decide ajudar Natasha Binder, uma intrépida advogada, a encontrar seu pai, desaparecido em circunstâncias misteriosas.

Em sua investigação, Chance se depara com uma rede de corrupção e crimes, que envolve a elite da cidade e utiliza pessoas “intocáveis” como alvos humanos.

No centro da trama do filme, está uma quadrilha que literalmente negocia pessoas, e permite a “caça” de mendigos, andarilhos, excluídos da sociedade e ex-combatentes em uma espécie de safari mortal.

Surpreso e chocado com a brutalidade e o desrespeito com a dignidade humana, Chance decide lutar contra Emil Fouchon – o misterioso líder da organização – e seus violentos capangas.

Embora o filme tenha feito grande sucesso financeiro – com uma bilheteria de 74 milhões de dólares e custo de produção de apenas 19 milhões – O Alvo só ganhou uma sequência 23 anos depois, em 2016.

Diferentemente do primeiro filme, O Alvo 2 foi considerado uma “decepção” pela maioria de fãs e críticos.

O elenco de O Alvo

Jean-Claude Van Damme comanda o elenco de O Alvo, na pele de Chance Boudreaux. O personagem é um ex-fuzileiro que trabalha como estivador no cais de Nova Orleans.

Yancy Butler (Witchblade) vive Natasha Binder, uma jovem advogada que viaja para Nova Orleans em busca do pai desaparecido.

Lance Henriksen (O Exterminador do Futuro) interpreta Emil Fouchon, um rico empresário que “caça” moradores de rua e ex-soldados por esporte.

Arnold Volsoo (Bones, 24 Horas) é Pik Van Cleef, um dos colaboradores de Fouchon, que também participa do esporte violento.

Kasi Lemmons (O Silêncio dos Inocentes) interpreta a Detetive May Mitchell, uma agente da polícia de Nova Orleans que trabalha enquanto os outros policiais fazem greve.

Chuck Pfarrer (O Besouro Verde) vive Douglas Binder, o pai desaparecido de Natasha.

Willie C. Carpenter (Gotham) interpreta Elijah Roper, um amigo de Chance que mora nas ruas.

Wilford Brimley (Cocoon) é Clarence Douvee, o tio caipira e excêntrico de Chance, que mora nos pântanos de Nova Orleans.

O elenco de O Alvo é completado por Sven-Ole Thorsen (Conan, o Bárbaro), Jules Sylvester (Drácula de Bram Stoker), Tom Lupo (Star Trek) e Marco St. John (Thelma & Louise).

O Alvo está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.