Voltou na Netflix: O motivo que fez Van Damme sumir de Hollywood

Astro belga entrou na "lista negra" após pedir salário mais alto

Publicado em 30/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após protagonizar alguns dos filmes de ação mais famosos de todos os tempos, Jean Claude Van Damme passou uma boa temporada afastado de grandes projetos do cinema, atuando somente em filmes independentes e longas de baixo orçamento. Em 2021, o ator retorna ao estrelato com o filme O Último Mercenário, que já está disponível na Netflix

Mas afinal de contas, por que Van Damme sumiu de Hollywood? Nascido na Bélgica, o ator conquistou o mundo inteiro em 1988 com o filme de artes marciais O Grande Dragão Branco, considerado até hoje um dos melhores e mais icônicos de sua filmografia.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Consolidando sua fama, Van Damme participou também de outros filmes do gênero como Kickboxer – O Desafio do Dragão e Leão Branco – O Lutador sem Lei. Já nos anos 90, o ator passou a ser uma estrela rentável de filmes de ação, com sucessos como Soldado Universal, Street Fighter, TimeCop e O Alvo.

Confira abaixo por que Van Damme sumiu de Hollywood, e saiba tudo sobre os projetos futuros do astro.

O sumiço de Van Damme

De acordo com relatos do próprio ator, ele foi colocado na “lista negra” de Hollywood ao se recusar a “jogar o jogo” da indústria do entretenimento.

Em uma entrevista ao jornal The Guardian, Van Damme afirmou que os grandes estúdios de Hollywood se recusaram a contratá-lo após ele pedir para receber o mesmo que estrelas como Jim Carrey.

O ator afirmou que declinou de um convite importante de um grande estúdio para esperar por uma oportunidade melhor — que acabou nunca chegando.

“Eu estava completamente louco. Mas vocês sabem, não era só sobre o dinheiro. Eu estava gravando filme atrás de filme, e nos intervalos, participava das divulgações. Eu estava cansado! Tudo que eu fazia dava dinheiro. O Jim Carrey estava ganhando uma fortuna. E eu queria desafiar o sistema, como um idiota. Foi aí que entrei na lista negra de Hollywood”, comentou o astro.

Na época, Van Damme também sofria com o vício em drogas. O ator contou que chegava a cheirar aproximadamente 10 gramas de cocaína por dia.

O ator também se envolveu em diversas polêmicas: um acidente de carro em uma boate, brigas com paparazzi e uma prisão por direção alcoolizada.

Os filmes do ator também pioraram, e passaram a gerar rendimentos cada vez menores.

Chegando à beira do suicídio, Van Damme foi diagnosticado com transtorno bipolar. Ao invés de entrar em uma clínica de reabilitação para superar o vício, o ator decidiu simplesmente parar de usar drogas – utilizando a academia para descontar suas frustrações.

A estratégia deu certo, Van Damme se recuperou e voltou aos cinemas, desta vez em projetos independentes e de baixo orçamento.

Van Damme retorna na Netflix

Mesmo longe de grandes projetos de Hollywood, Jean Claude Van Damme chegou a participar de alguns filmes nos últimos anos.

O ator teve uma performance elogiada no filme JCVD, além de dublar personagens em animações como Kung Fu Panda 2 e Minions 2.

Atualmente, Van Damme celebra seu maior lançamento dos últimos anos: O Último Mercenário. O ator protagoniza o novo filme da Netflix, que já está disponível na Netflix.

O Último Mercenário é um filme francês, dirigido por David Charhon (Do outro Lado da Estrada) e escrito por Ismael Sy Savane (Lascars).

No longa, Van Damme interpreta um misterioso ex-agente secreto, que é obrigado a retornar urgentemente à França quando seu filho afastado é acusado injustamente de tráfico de drogas e armas pelo governo.

O Último Mercenário é um projeto muito excitante, que me permite experimentar um novo gênero. É uma história bonita, com emoção, muita ação e uma boa dose de humor”, afirmou Van Damme em entrevista à Variety.

Além de O Último Mercenário, Jean Claude Van Damme conta com mais um projeto confirmado para os próximos anos.

Trata-se de “Frenchy”, um filme dramático de ação criado, escrito, produzido, dirigido, editado e protagonizado por Van Damme.

O filme contará também com a participação de dois filhos do ator: Kristopher Van Varenberg e Bianca Bree. Frenchy ainda não tem previsão de estreia.

O Último Mercenário está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio