Bizarrices

Bebê assustador de novo filme supera a Renesmee de Crepúsculo

Em Annette, a filha dos protagonistas é interpretada por uma marionete

Na época da produção de Amanhecer, a equipe da saga Crepúsculo passou por muitas etapas até escolher o visual digital de Renesmee, a filha de Bella e Edward. Em uma dessas fases, os produtores optaram por uma boneca mecânica de visual bizarro, que com o tempo se tornou um meme na internet. Agora, um bebê ainda mais estranho supera a aparência de Renesmee – tudo isso no novo filme Annette.

Annette acompanha a história de Henry, um comediante de stand-up que se apaixona por Ann, uma renomada cantora de ópera. Sob os holofotes, os dois se estabelecem como um casal passional e glamouroso. No entanto, após o nascimento da primeira filha – uma garota misteriosa com um destino excepcional – a vida dos dois vira de cabeça para baixo.

O bizarro filme é protagonizado por Adam Driver, Kylo-Ren de Star Wars; e Marion Cotillard (O Cavaleiro das Trevas Ressurge), e vem encantando os críticos por seu tom extremamente estranho.

O site Vulture explicou por que o bebê de Annette supera até mesmo o visual excêntrico de Renesmee em Crepúsculo; confira abaixo.

A nova Renesmee em Annette?

Primeiramente, é importante citar que a personagem titular de Annette, o bebê em questão, é “interpretada” por uma marionete

Annette, assim como muitas crianças, se caracteriza mais como a encarnação física dos medos e das esperanças dos pais.

Quando a pequena aparece pela primeira vez, embalada pelos braços de Adam Driver, o fato do bebê ser um boneco parece mais com uma decisão prática do que criativa.

Mesmo em seus primeiros dias, os pais começam a perceber que Annette tem uma mentalidade avançada para sua idade. Diferentemente do bebê utilizado no filme Sniper Americano, os membros mecânicos da personagem se movem sozinhos.

Mas na maior parte do filme, Annette continua sendo apenas uma marionete. O diretor Leos Carax aprendeu uma boa lição com a Renesmee animatrônica de Crepúsculo – cujo realismo foi considerado estranho demais para o público.

Carax não tem nenhuma intenção em caracterizar Annette como um bebê verdadeiro. Os aspectos físicos da personagem são extremamente visíveis. Qualquer um que olha para o bebê, entende na hora que ele é apenas um boneco.

“A Annette se parece com uma mistura do Pinóquio, Raggedy Ann e um boneco de massinha da Rankin Bass”, afirma a análise do site Vulture.

Leos Carax revelou em uma entrevista sobre o filme que o boneco foi operado por Driver e Cotillard. Porém, nas cenas mais difíceis, técnicos manipularam a marionete por trás das câmeras.

Como Annette é um boneco, a personagem não precisa carregar o nível dramático do longa. Essa tarefa fica para Adam Driver, que “atua para dois”. No entanto, quando a boneca fica assustada, seus olhos se movem com uma expressão perfeita de desamparo.

“No contexto do filme, todos enxergam Annette como uma criança humana, mesmo ela sendo um boneco”, explicou o diretor Leo Carax.

A última vez que Carax participou do festival de Cannes, terminou ganhando a Palma de Ouro pelo filme Holy Motors, sobre um mundo análogo que entra lentamente na era digital.

Embora já esteja em cartaz no mercado internacional, Annette só estreia no Brasil em 26 de novembro. Confira o trailer do longa abaixo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.