Dúvida

Diários de Intercâmbio: O que é o nióbio citado no filme da Netflix

Após filme da Netflix com Larissa Manoela, espectadores procuram saber mais sobre o metal

Em Diários de Intercâmbio, filme de Larissa Manoela na Netflix, a personagem Taila fica citando o nióbio. A personagem de Thati Lopes está se referindo a um metal que está praticamente concentrado no Brasil.

O nióbio é um metal de amplo uso, podendo servir para construção de aparelhos médicos, ímãs e aparece também na construção civil. Além disso, por conta da propriedade de fortalecer ligas metálicas, é usado também em carros, aviões, pontes e até foguetes.

Como a personagem explica em Diários de Intercâmbio, de fato o nióbio existe praticamente só no Brasil. Cerca de 98% do metal disponível no planeta está em território brasileiro.

Apesar disso, o metal tem mercado limitado, com o Brasil já sendo o maior produtor, com 90% de distribuição dele, como contou o UOL em 2019. Na mesma matéria, dados de 2017 mostravam que o nióbio representava quase 1% de todas substâncias metálicas vendidas pelo país.

Outro ponto destacado, que tira um pouco do brilho do nióbio, é que a operação para conseguir o metal é cara. Dessa forma, com mercado limitado e investimento alto, ele perde ainda mais espaço.

Fora isso, há relatos de que a extração do nióbio em alguns locais, como no Amazonas, pode gerar mais impactos negativos para natureza.

Diários de Intercâmbio está na Netflix

Diários de Intercâmbio é estrelado por Larissa Manoela e Thati Lopes, conhecida pelo trabalho no Porta dos Fundos.

“Bárbara e Thaila são amigas tão inseparáveis que resolvem fazer até o intercâmbio juntas, e o que era para ser só diversão rende dificuldades, perrengues e muitas memórias inesquecíveis”, diz a sinopse da plataforma de streaming.

O intercâmbio das personagens é em Nova York. As personagens de Larissa Manoela e Thati Lopes vão se encontrar em montanhas geladas da região, e não no glamour esperado.

O filme nacional da Netflix tem direção de Bruno Garotti, roteiro de Sylvio Gonçalves e conta ainda com Emanuelle Araújo e Bruno Montaleone no elenco.

Diários de Intercâmbio está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.