Polêmica

Johnny Depp é escolhido para homenagem em festival e cineastas criticam

Ator é acusado de ter agredido Amber Heard

A Associação de Mulheres Cineastas da Espanha criticou o festival de cinema de San Sebastián, o principal evento cinematográfico do país, por homenagear Johnny Depp pelo conjunto da obra do ator acusado de agressão doméstica.

O grupo disse que a escolha em honrar um homem acusado de abusar da ex-esposa, Amber Heard, espelha negativamente no festival. Isso vem após um juiz britânico ter considerado que as alegações feitas contra o ator serem “substancialmente corretas”.

“Isso reflete muito mal do festival e de sua liderança e transmite uma mensagem terrível ao público: ‘Não importa se você é um abusador, desde que seja um bom ator’”, Cristina Andreu, presidente da associação, disse à Associated Press.

Andreu disse que a associação, que tem laços estreitos com o festival de San Sebastián, está “estudando os próximos passos” para expressar seu descontentamento.

Diretor do festival responde

Em email ao THR, o diretor do festival de San Sebastián, José Luis Rebordinos, respondeu as críticas feitas pela associação da Associação de Mulheres Cineastas da Espanha.

“O papel de um festival de cinema não é julgar a conduta dos membros da indústria cinematográfica. O papel de um festival de cinema é selecionar os filmes mais relevantes e interessantes do ano e estender o reconhecimento àqueles que deram uma contribuição extraordinária para a arte do cinema”.

Rebordinos disse que Johnny Depp, que já compareceu duas vezes a San Sebastián no passado, é “um grande ator, um homem do cinema com uma grande carreira”.

Enquanto isso, a briga judicial de Amber Heard e o ator acusado de agressão continua nos EUA.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.