Cancelado?

O que aconteceu com Homem de Ferro 4 na Marvel

Continuação da história de Tony Stark não deve mais ser produzida

Com Vingadores: Ultimato, Robert Downey Jr. confirmou sua aposentadoria da Marvel. Até o momento, o ator não tem planos para retornar ao MCU em um futuro próximo. Com isso em mente, como fica a produção de Homem de Ferro 4? Embora o filme nunca tenha sido anunciado oficialmente pela Disney, muitos fãs ainda acreditam que o longa será lançado. Infelizmente, isso não deve acontecer – pelo menos com Downey Jr. no papel principal.

Christopher Markus e Stephen McFeely, os roteiristas de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, desistiram de produzir o quarto filme do Homem de Ferro, optando por se dedicarem a franquias menos conhecidas.

“Decidimos nos arriscar em outras coisas. Fincar a nossa bandeira no chão e dizer: vamos terminar a história desse personagem. Acho que foi algo arriscado, um pouco egoísta, mas ótimo no final”, explicou McFeely em 2019.

O site Screen Rant explicou melhor o motivo da “não-produção” de Homem de Ferro 4; confira abaixo.

Por que Homem de Ferro 4 não vai acontecer?

Uma das principais razões para Homem de Ferro 4 não ser produzido é o contrato de Robert Downey Jr. A última versão do contrato focou na aparição do Homem de Ferro em outros projetos da Marvel – como Capitão América: Guerra Civil e Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Durante esse período, Robert Downey Jr. se tornou um dos atores mais bem pagos de Hollywood, graças ao seu trabalho no MCU.

A principal função do Homem de Ferro no MCU era servir como conexão entre os filmes do universo cinematográfico (como Guerra Civil e Guerra Infinita) e atuar na criação de novos heróis (como o Homem-Aranha).

Outros personagens, como o Doutor Estranho, também apareceram em filmes de outros heróis, mas só puderam fazer isso pois Robert Downey Jr. havia iniciado previamente essa tendência.

O fato de Tony Stark trazer uma boa dose de credibilidade e confiança ao MCU é bastante interessante, já que o filme foi considerado “arriscado” nas fases de desenvolvimento.

O Homem de Ferro pavimentou o caminho para a expansão do MCU, e por isso, o personagem se tornou cada vez menos efetivo em sua própria franquia. Ou seja, mesmo sem a produção de Homem de Ferro 3, a presença de Tony Stark era uma constante nos filmes da Marvel.

“A história dele precisa de um desfecho, ou perde o significado. É o desfecho que costura toda a história como uma coisa só, em um crescendo impressionante”, explicou Markus.

Se a Marvel escolhesse produzir mais um filme do Homem de Ferro, a importância do sacrifício de Tony Stark em Vingadores: Ultimato seria extremamente diminuída.

À medida que a Marvel deixou claro que Tony seria essencial para a derrota de Thanos, e a salvação do universo, a necessidade de Homem de Ferro 4 simplesmente deixou de existir.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes do Homem de Ferro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.